País vive um surto do vírus de Marburg; um dos mais letais do mundo

No Guiné Equatorial foram cerca de nove mortes pelo vírus

Nesta terça-feira, 14/02, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência sobre o surto do vírus Marburg. A princípio, o país africano Guiné Equatorial está sofrendo com o surto da doença que matou nove pessoas. Deste modo, venha saber com SaúdeLab porque a entidade considera um dos vírus mais perigosos do mundo. 

OMS alerta que o vírus de Marburg é um dos mais letais do mundo

Guiné Equatorial está em estado de alerta sanitário devido a um surto do vírus Marburg, da mesma família do ebola, sendo um dos vírus mais perigosos do mundo. Aliás, a taxa de mortalidade dos infectados é de 50%, e poderá chegar aos 88% dependendo da variedade e dos cuidados de saúde. 

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde da Guiné Equatorial, foi detectada uma situação epidemiológica atípica nos distritos de Nsok Nsomo. Tal fato ocorreu depois que foram identificadas a morte de pessoas com sintomas como febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue. 

Nesse sentido, foi encaminhado para análise as amostras para o Senegal, onde foi confirmado o vírus Marburg. Contudo, as autoridades confirmam que até o momento nove mortes e 16 casos suspeitos, e 14 assintomáticos e dois com sintomas leves. 

Ademais, 21 pessoas estão em isolamento e sob observação por terem tido contato com mortos pela doença. Além disso, são 4. 325 pessoas estão em quarentena em suas residências. O ministro Ondo’o Ayekaba afirmou que as mortes pelo vírus Marburg ocorreram entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro. Contudo, há uma suspeita de morte que ainda está sendo investigada, ela ocorre neste mês. 

Leia também: Quanto tempo dura candidíase? Saiba como evitar problemas desse incômodo

ONU

Saiba que a Guiné Equatorial é uma país que faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assim como o Brasil. Ele fica localizado na África Central e a área afetada pelo vírus Marburg fica na região rural de floresta densa próxima das fronteiras com o Gabão e Camarões. 

Por conta disso, há uma preocupação muito grande para que este vírus espalhe pelo continente. Sendo assim, a OMS enviará profissionais para o país africano para ajudar no combate da doença. Do mesmo modo, serão fornecidos equipamentos de proteção para a equipe médica. 

O vírus Marburg é muito contagioso, e causa febre hemorrágica e é transmitido por morcegos a primata e seres humanos. Dentre os seres humanos, o contágio ocorre principalmente através de fluidos corporais de pessoas que estão infectadas e por superfícies de matérias. 

De acordo com a Diretora da OMS para África, Matshidiso Moeti, as autoridades da Guiné Equatorial agiram de maneira rápida logo que foi confirmada a doença. Deste modo, foi possível encontrar respostas de emergência para poder salvar as vidas e evitar a disseminação do vírus. 

Por fim, esse vírus já teve casos em alguns países do continente, contudo foram surtos esporádicos em anos anteriores. Entretanto, ainda não há vacinas e medicamentos autorizados para o Marburg, porém, o tratamento de reidratação alivia os sintomas e aumenta as chances de sobrevivência. 

Veja também: Quanto tempo dura diarreia? Entenda os cuidados essenciais para se recuperar o mais rápido possível

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação