Book Appointment Now
Você sabe como fazer para escolher um peixe fresco de qualidade?
A princípio, os peixes fazem parte do conjunto de carnes mais consumidas ao redor do mundo. O mesmo vale para o Brasil, especialmente em regiões litorâneas, onde ele é muito comercializado. Porém, ao escolher um peixe no mercado, sempre buscamos obter o melhor possível. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para escolher um peixe fresco de qualidade.
De antemão, sempre costumamos escolher os produtos no mercado que aparentam ter maior qualidade ou melhor aparência. Fazemos isso principalmente com frutas, verduras e carnes, e para isso utilizamos alguns critérios. Sob esse ponto de vista, o peixe também é um alimento que apresenta sinais de boa ou má qualidade, e portanto é preciso ficar de olho neles.
A aparência é um dos principais critérios
Primeiramente, para julgar se um peixe é de qualidade, é preciso observar suas características. Estas não estão relacionadas apenas ao aspecto da carne em si, mas também à sua pele, olhos, brânquias, odor e escamas. Todo esse conjunto ajuda no processo de encontrar um peixe fresco.
Para descobrir se o peixe é fresco, começamos a julgar pela sua pele, que deve estar brilhante, com escamas bem firmes nela, e com muco translúcido, caso haja algum. Se o peixe ainda estiver com cabeça, verifique se os olhos estão brilhosos e salientes. Já em relação com as brânquias, elas precisam apresentar um tom avermelhado. Por fim, o odor característico não pode ser desagradável, e no caso de filés, a carne precisa estar elástica e firme.
Atenção ao local de compra da carne
Antes de mais nada, quando você estiver a procura de um peixe fresco, certifique-se de ir em um local confiável e com garantia de qualidade. Dependendo do estabelecimento, os produtos oferecidos podem estar com sua integridade comprometida, e no caso de peixes, pode ser bastante prejudicial. Sendo assim, procure comprar em locais devidamente inspecionados e autorizados.
Outro cuidado importante para antes de realizar a compra, é em relação ao modo em que os peixes estão sendo armazenados. Peixes resfriados e congelados geralmente ficam submetidos a temperaturas de 3°C e -12°C respectivamente. Contudo, os peixes frescos precisam ser comercializados sob gelo, em temperaturas entre -1°C e 3°C, para manter a qualidade.
Outras dicas para escolher o peixe fresco
Conforme fora dito, existe um conjunto de caracteres do peixe que ajudam a identificar se ele é fresco ao não. Por isso, se for possível, dê preferência por comprar o peixe inteiro, para ter mais informações a respeito da qualidade dele e, consequentemente, levar o melhor exemplar.
Se você tiver a oportunidade de manusear o peixe antes da compra, existe uma outra característica importante para a avaliação. Esta se resume em pressionar a barriga do peixe com o dedo, deixando uma marca. Se ela sumir em pouco tempo, é um indicativo de que se trata de um peixe fresco. Siga as dicas e evite jogar seu dinheiro fora. Compre alimentos de boa qualidade.