10 alimentos perfeitos para menopausa – Veja o que comer e o que evitar!

Sofrendo com os sintomas da menopausa? Então, conheça, agora, os alimentos que podem ajudar a melhorá-los de forma natural!

No artigo de hoje, o SaúdeLab vai mostrar quais são os melhores alimentos para menopausa para que você passe por essa fase com mais tranquilidade e bem-estar. Portanto, acompanhe-nos nessa leitura até o final para conferir!

Sabemos que a menopausa é um período de grandes desafios para muitas mulheres. Afinal de contas, ela vem acompanhada de muitos sintomas desagradáveis, como cansaço, ondas de calor, alterações no humor, ansiedade e dores musculares.

Por essa razão, nós preparamos esse material com muito carinho para te ajudar a melhorar esses desconfortos com facilidade. Então, veja a seguir quais são os melhores alimentos para menopausa e comece a incluí-los em sua alimentação agora mesmo!

10 alimentos para menopausa que você precisa incluir em sua dieta

Confira abaixo a lista com os 10 melhores alimentos para menopausa que você precisa começar a consumir para aliviar os sintomas!

1 – Soja

A soja é um super alimento para as mulheres que estão na menopausa. Isso porque, ela contém uma substância chamada isoflavona, a qual se trata de um fitoestrógeno, que assemelha-se ao estrogênio no organismo.

Desse modo, ela ajuda a minimizar os sintomas da menopausa, uma vez que, há uma queda na produção de estrogênio nessa fase, sendo o principal responsável pelos sintomas de ondas de calor.

alimentos para menopausa
Soja é um dos alimentos para menopausa – Foto: Canva.

2 – Amora

A amora é uma fruta que também contém isoflavona. Sem contar que ela possui excelentes quantidades de fibras, as quais atuam no controle do apetite e na prevenção e combate da prisão de ventre, um outro sintoma bastante comum na menopausa.

Com isso, o ideal é consumir a fruta in natura ou o chá da folha de amora para obter os seus benefícios.

3 – Leite e derivados são uns dos alimentos para menopausa

Não é segredo para ninguém que o cálcio é um mineral essencial para todas as fases da vida. Mas, em se tratando da menopausa, ele ganha um lugar de destaque!

Isso porque, como a mulher passa a produzir menos estrogênio durante essa fase, o corpo fica mais suscetível a desenvolver osteopenia e osteoporose.

Logo, é necessário ter uma atenção redobrada quanto ao consumo dos alimentos fontes de cálcio, como o leite e derivados – preferencialmente desnatados -, para prevenir esses problemas. Todavia, também é possível encontrar o cálcio em vegetais, como os folhosos verde escuros.

Além disso, é importante também destacar a necessidade de uma boa ingestão de vitamina D, pois ela é a principal responsável pela absorção do cálcio ingerido.

4 – Banana

A banana é uma outra fruta bastante indicada para minimizar os efeitos da menopausa, visto que, ela é rica em um aminoácido chamado triptofano. Ele apresenta um papel importante na produção de serotonina, que se trata de um neurotransmissor que regula o humor, a memória, o raciocínio e o apetite.

Com isso, ela é uma grande aliada para minimizar os efeitos depressivos que a menopausa causa, devido a queda de estrogênio.

5 – Framboesa

Assim como a amora, a framboesa também possui a isoflavona, sendo uma grande aliada para minimizar os sintomas da menopausa. Além disso, a fruta é rica em compostos anti-inflamatórios, os quais contribuem para bloquear os processos inflamatórios do organismo.

alimentos para menopausa
Framboesa é um dos alimentos para menopausa – Foto: Canva.

6 – Peixes com ômega 3 também são alimentos para menopausa

O ômega 3 é um tipo de gordura boa que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Desse modo, ele ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea e, consequentemente, contribui para a saúde do coração.

Além disso, devido a sua ação anti-inflamatória, ele também é um excelente aliado para combater as dores musculares e as doenças articulares, como a artrite.

Por essa razão, é importante ter um bom consumo dos alimentos fontes de ômega 3, que são os peixes de água fria, como a sardinha, atum e salmão. Mas, também é possível obtê-lo através de suplemento ou em alguns vegetais, como as sementes de chia e linhaça.

7 – Oleaginosas

As oleaginosas, como nozes, amendoim, amêndoas, castanha de caju e castanha do Pará, são ricas em gorduras boas e antioxidantes. Dessa forma, elas ajudam a reduzir os danos que as células dos ovários sofrem durante a menopausa, bem como favorecem para uma melhor lubrificação vaginal, que tende a ficar mais ressecada nessa fase.

8 – Ovo

Dentre os alimentos para menopausa, devemos, também, destacar os ovos. Isso porque, eles são nutricionalmente completos e possuem todos os nutrientes necessários para minimizar os sintomas desse período, como é o caso de:

  • Proteínas;
  • Vitaminas D, E, A e as do complexo B;
  • Minerais, como: fósforo, zinco, selênio e cálcio.

9 – Grão de bico

O grão de bico também é uma das opções de alimentos para menopausa que podem ser consumidos para minimizar os sintomas dessa fase. Ele contém triptofano e cálcio e, por isso, favorece para a sensação de bem-estar, felicidade e satisfação, bem como ajuda na prevenção da osteoporose e osteopenia.

10 – Chocolate

Por fim, com certeza, essa opção vai animar muitas mulheres que estão passando pela menopausa, especialmente, as chocólatras. A verdade é que o chocolate é rico em polifenóis, que se tratam de compostos com propriedades antioxidantes.

Desse modo, ele ajuda a reduzir os níveis de estresse, bem como contribui para a proteção das células das ações dos radicais livres. Mas, atenção! Pois, para obter esses efeitos, o ideal é consumir o chocolate com alta concentração de cacau, como os 70% em diante.

Alimentos para menopausa: quais devem ser evitados?

Conhecer os alimentos que devem ser evitados na menopausa também é importante, pois eles podem contribuir para a piora dos sintomas. Além de ser um dos principais responsáveis pelo aumento de peso, que também é comum neste período.

Portanto, na menopausa, é indicado reduzir o consumo de alimentos açucarados, gordurosos e fritos. Uma vez que, eles são ricos em açúcares e gorduras saturadas, as quais contribuem para a obesidade e os demais problemas que podem ocorrer nesta fase.

Além disso, é necessário ter uma maior atenção com a ingestão de bebidas alcoólicas, molhos prontos, carnes vermelhas, café e as demais bebidas com cafeína, embutidos, enlatados, fast foods e industrializados em geral.

E aí, gostou de saber quais são os melhores alimentos para menopausa? Agora, continue aprendendo sobre tudo que envolve um estilo de vida saudável aqui em nosso site!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação