7 erros que pioram o melasma: saiba quais são e evite a todo custo!

Conheça algumas dicas muito importantes para evitar problemas com o melasma

A princípio, o melasma é um problema de pele bastante comum, e que a princípio é inofensivo para a saúde. Mas quem tem pode ficar bastante incomodado com ele, até mesmo porque é bem aparente em alguns casos. Sob esse ponto de vista, se você sofre com essa questão, venha com o SaúdeLab, fique por dentro dos 7 erros que pioram o melasma, e passe a evitá-los.

Apesar de haverem muitas condições de saúde da pele que são perigosas e problemáticas, a grande parte delas possui algo em comum, que é o desconforto. Esse desconforto pode ser tanto físico quanto psicológico, sendo o segundo bastante comum em alguns casos de melasma. Portanto, cuidar do melasma significa cuidar da saúde da pele, e do seu próprio bem-estar como um todo.

Melasma: definição e principais causas

De maneira geral, a coloração da nossa pele é definida pelos pigmentos que ela possui. E o melasma por sua vez é uma condição ligada justamente a essa pigmentação. No caso, ele é caracterizado pelo desenvolvimento de manchas escuras na pele. Essas manchas costumam ser marrons e cinzas, e aparecer em regiões do rosto. Porém em alguns casos elas são mais escuras, e surgem nos braços ou no pescoço.

O melasma surge com maior frequência em mulheres, pois dentre as principais causas dele, estão as mudanças hormonais da gravidez e o uso de anticoncepcionais. Mas homens também podem adquirir através da exposição frequente à luz solar, ou por alguma predisposição genética, por exemplo. Sendo assim, se você está com manchas no rosto, procure um dermatologista para que ele possa confirmar se é um caso de melasma ou não.

Leia mais: Babosa tira mancha de melasma? Descubra agora como usar a babosa do jeito certo

Confira os 7 principais erros que pioram o melasma

  • Má alimentação: através da alimentação, podemos obter compostos antioxidantes. Estes por sua vez são importantes para a manutenção da pele, e costumam estar presentes em frutas e vegetais.
  • Exposição solar desprotegida: conforme fora dito, os raios solares são uns dos causadores do melasma. Portanto, sofrer muita exposição à eles, ainda mais sem o uso de protetor solar, prejudica a condição.
  • Exposição à luzes artificiais: não é a apenas a luz do Sol que agrava o melasma. A luz do seu próprio celular, ou de outros dispositivos que ficam próximos ao rosto também são um problema.
  • Contato com fontes de calor: um dos fatores que faz a luz solar ser ruim para o melasma é o calor que ela produz. Portanto, ficar exposto à outras fontes de calor, como um fogão, acaba sendo outro fator de risco.
  • Banhos quentes: sob o mesmo ponto de vista, tomar banhos de água quente, além de ser danoso para a pele como um todo, pode piorar os casos de melasma.
  • Uso de cosméticos: obviamente não é todo cosmético que prejudica o melasma. Mas existem sim alguns que possuem esse potencial, sendo preciso ter atenção com os produtos que você utiliza.
  • Procedimentos estéticos: alguns tipos de procedimentos estéticos mais pesados e intensos afetam a porção vascular do rosto, o que pode contribuir para uma piora do melasma.

Siga à risca as orientações do seu médico dermatologista

Agora que você conhece os 7 erros que pioram o melasma, resta apenas consultar seu dermatologistas para obter as melhores orientações para o seu caso. Existem muitos produtos que podem clarear o melasma da pele, e que mantém ela hidratada pra melhorar o aspecto dele. Mas para evitar problemas, eles só devem ser usados se você estiver sob o aconselhamento e acompanhamento de um médico especialista

Leia mais: Veja os reais benefícios do coco seco para saúde que ninguém contou antes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação