Botox e Ácido Hialurônico: veja quais são as diferenças de cada procedimento

Hoje, o Saúdelab vai discutir um assunto interessante. Você sabia que o botox e ácido hialurônico são utilizados na medicina estética cosmética através de injeções, em consultórios dermatológicos? Os procedimentos são pouco invasivos, o que significa que não é necessário recorrer à procedimentos cirúrgicos.

De acordo com dados da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), só em 2015, mais de 09 milhões de pessoas se submeteram aos tratamentos estéticos, os mais procurados foram o Botox e ácido hialurônico.

Leia aqui: Santo Gengibre: 03 Receitas com gengibre para pele ficar radiante

Muitas pessoas confundem os dois procedimentos, já que eles são parecidos, e são praticados da mesma forma. Mas existem diferenças, e ao longo desse artigo vamos esclarecer para você!

O que é o Botox?

O Botox é uma forma mais purificada da toxina botulínica, que é obtida a partir de algumas bactérias específicas. Ela, se aplicada em grande quantidade no organismo, pode ser fatal.

No entanto, em quantidades adequadas, com o procedimento sendo realizado por profissionais devidamente capacitados, não oferece riscos. O produto já está sendo utilizada há algumas décadas para tratamento de correções de rugas.

O botox é normalmente aplicado na região dos olhos e boca, para corrigir algumas rugas, como os temidos pés de galinha, que assombram muitas mulheres.

botox e ácido hialurônico
Botox e ácido hialurônico | Reprodução: Rawpixel

Seu funcionamento acontece a partir do bloqueio dos sinais nervosos que são emitidos nos músculos onde a toxina é aplicada. Com a interrupção dos sinais, o músculo fica parcialmente paralisado, e com a ausência dessas movimentos, é possível suavizar algumas rugas, em alguns casos, até mesmo remover!

Quais são as indicações clínicas para o uso do Botox?

O Botox é utilizado nas rugas que são causadas pela movimentação dos músculos da face, que são popularmente conhecidas como “linhas de expressão”. Sua aplicação acontece nas regiões entre as sobrancelhas, na testa e ao redor dos olhos. Justamente nos pontos onde as linhas de expressão são mais aparentes!

No entanto, o Botox não é eficaz em linhas de expressão mais finas, ou rugas que são causadas pela flacidez, que pode ser motivada pela perda de gordura do rosto que acontecem principalmente nas bochechas, papada e pescoço.

O Botox não é considerado um tratamento permanente, pois são necessárias repetições nas aplicações para que os efeitos da redução das linhas de expressão sejam permanentes (enquanto durar o efeito). Em alguns casos, pode ter duração de até 03 meses.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é utilizado para realizar o preenchimento de tecidos moles, com aplicação de substâncias que são projetadas para aplicação abaixo da superfície epitelial, para que seja possível a adição de volume. Diferente do Botox, o ácido hialurônico é composto por diversas substâncias, como:

  • Hidroxiapatita de cálcio;
  • Ácido hialurônico;
  • Polialquilimida;
  • Ácido Polilático;
  • Polimetilmetacrilato;

Onde cada uma dessas substâncias foram criadas para tratar um tipo de sinal de envelhecimento diferente, ou outros problemas estéticos que podem ser resolvidos com a aplicação de ácido hialurônico.

O tempo de duração entre uma aplicação e outra pode variar, de acordo com a necessidade de cada procedimento estético, que pode ser de 06 em 06 meses, ou a cada 02 anos, por exemplo.

Quais são as indicações clínicas para o uso do ácido hialurônico?

Tanto o Botox e ácido hialurônico possuem fins específicos, e para o uso do ácido hialurônico, existem algumas aplicações que podem ser realizadas, para resolver diversos problemas estéticos, como:

  • Aumento de lábios;
  • Preenchimento de áreas superficiais da face;
  • Redução ou remoção de rugas na pálpebra inferior;
  • Preenchimento de cicatrizes;
  • Preenchimento de linhas de expressão;

E essas são as principais diferenças entre o Botox e ácido hialurônico. Além disso, os efeitos do Ácido Hialurônico pode durar até 1 ano e meio. Mas é importante se consultar com um profissional médico estético para avaliar as possibilidades e melhor aproveitamento dos tratamentos.

Leia também: Dieta do Óleo de Coco: O Que É? Como Fazer?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação