Qual o tipo de exercício físico ideal para quem tem mais de 50 anos?

Saiba como também promover qualidade de vida na sua idade

A frase “nunca é tarde demais” se encaixa perfeitamente para as pessoas que já passaram dos 50 e que querem praticar exercícios físicos. Bem, como a gente sabe, com o passar dos anos os ossos e organismo não funciona da mesma forma.

Logo, existe sim exercício físico ideal para quem está com mais de 50 anos. Desse modo, o SaúdeLAB decidiu trazer hoje um artigo sobre qual o exercício ideal para quem tem mais de 50 anos. Além disso, reunimos algumas dicas para que você tenha cuidados especiais que o corpo exige com o passar do tempo.

Qual a importância do exercício físico para quem tem mais de 50 anos

As vantagens são comprovadas através de estudos científicos sobre a importância de incluir exercícios físicos na rotina do dia a dia. Afinal, movimentar-se faz bem a qualquer idade, não é mesmo?

Mas, veja agora os principais benefícios de começar hoje mesmo.

Benefícios da atividade física

  • Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral)
  • Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares
  • Reduz as chances e controla a diabetes
  • Evita a perda óssea (osteoporose)
  • Ajuda a controlar o peso
  • Melhora da insônia
  • Ajuda na circulação sanguínea
  • Promove o bem-estar físico e mental

Além de proporcionar uma vida mais feliz e de mais energia.

Qual o tipo de exercício físico ideal para quem tem mais de 50 anos?

A princípio, quando se chega a fase do ‘’cinquentão’’ tudo começa a ficar diferente para todas as pessoas. O corpo muda e sente a necessidade de criar uma nova rotina.

Desse modo, é importante avaliar que nem todas as atividades físicas de uma pessoa de 20 anos serve para uma de 40, por exemplo.

Contudo, qual seria o exercício ideal para quem tem 50 anos? Para dar mais movimento ao corpo o recomendado é atividades como caminhada, bicicletas e natação.

Treinos que levam um pouco mais de peso como musculação devem ser feitos com cuidado e com prescrição de um especialista. Já que uma carga maior pode causar dores e ser prejudicial para corpos de mais idade.

Em suma, exercícios que proporcionam equilíbrio evitam quedas, além de fortalecerem a mente. Entre eles estão: Tai Chi Chuan, Yoga e Pilates, lembrando que todos devem ser acompanhados por um profissional.

Quanto tempo de exercícios físicos é preciso praticar?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tempo recomendado de prática de exercícios físicos por semana é de, no mínimo, 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade.

Ademais, leia também:

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação