Como se preparar para testes de aptidão física de concursos com barra fixa? 5 dicas para arrasar nas provas

Os testes de aptidão física avaliam as capacidades de força, agilidade e mobilidade de cada pessoa

Se você vai prestar um concurso, em especial nas áreas de proteção e segurança, como Polícia Militar, Civil, Federal, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas, é comum se preocupar com os famosos TAF – ou testes de aptidão física. Por isso, veja hoje no SaúdeLab algumas dicas essenciais para se preparar com antecedência e arrasar nas provas, inclusive com barra fixa!

Os testes de aptidão física avaliam as capacidades de força, agilidade e mobilidade de cada pessoa, sendo indispensáveis para a aprovação em carreiras que exigem esse tipo de preparo. Assim, é importante, em primeiro lugar, estar atento aos tipos de provas físicas que serão cobradas e o tempo que você tem para se preparar com antecedência.

Dicas para se preparar bem para testes de aptidão física em concursos

No geral, não adianta querer correr contra o tempo ou achar que em questão de semanas você terá o preparo adequado para os testes de aptidão física. Isso acontece porque na maioria dos concursos, as avaliações físicas requeridas demandam um bom condicionamento corporal, que só pode ser alcançado, com, no mínimo, de 4 a 6 meses de treinos sequenciais.

Portanto, em primeiro lugar, esteja atento(a) aos tipos de prova física que você terá que fazer e elabore um cronograma de treinos, investindo em foco e disciplina. Nesse sentido, o ideal é que você treine entre, pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Além disso, veja agora as dicas que preparamos para que você possa arrasar na prova física!

testes de aptidão física
Os testes na barra fixa demandam um maior tempo de treinamento. Fonte: Canva.

Dicas importantes para quem vai fazer testes físicos

Esteja com a saúde em dia

Um bom condicionamento corporal não pode ser alcançado apenas com exercícios físicos. Nesse sentido, invista em dietas e hábitos de alimentação saudáveis, conferindo se a sua saúde está em dia para a realização dos treinos. Assim, lembre-se que o corpo também precisa estar internamente preparado para a sucessão de atividades que você realizará.

Invista no preparo com especialistas

Se você tiver condições, o ideal é procurar treinar com um especialista em educação física, o qual poderá ditar e regular os exercícios de acordo com as suas necessidades e prioridades, orientando-o da melhor forma. Nesse sentido, ele poderá ajustar os seus treinos, avaliando seu desempenho e os testes de condicionamento mais importantes.

Do mesmo modo, procure um médico nutricionista, o qual irá orientá-lo sobre quais demandas nutricionais você precisará para completar o seu plano de atividades físicas.

Faça alongamentos e aquecimentos

Antes de iniciar seus treinos, é importante fazer o aquecimento necessário, para que seus músculos não se lesionem. Do mesmo modo, faça alongamentos antes e depois dos treinos.

Foco na barra fixa

A barra fixa é sempre o maior terror para quem vai prestar testes de aptidão física em concursos. Contudo, não precisa se preocupar, pois a antecipação dos treinos para essa habilidade pode lhe garantir bons resultados.

Nesse sentido, os treinos em barra devem ser diários, para que você desenvolva o condicionamento suficiente para essa prova. Assim, você pode treinar em barras de praças, parques ou mesmo em academias.

O exercício de barra fixa deve ser treinado até a exaustão, neste  exercício é essencial que o queixo passe da altura da barra, sendo que a altura dela deve ser de 2,0 a 2,5 metros.

Realize simulações

Ao menos 1 vez por mês, realize simulações dos testes de aptidão física para o concurso almejado, cronometrando o tempo de cada atividade. Tais simulações auxiliam tanto no preparo físico quanto mental.

Cuidado na semana da prova

Evite reforçar os treinos na semana da prova. Nesse momento, o ideal é que você foque em uma alimentação saudável e em boas horas de descanso, para que seu corpo esteja preparado para o grande dia. Desse modo, você não correrá o risco de sofrer lesões e estará mais sugestionado psicologicamente, o que garantirá uma maior concentração.

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Muitos não sabem, mas os limões são frutas bastante poderosas, que podem ser utilizadas não só na gastronomia, mas também no seu dia a dia. Por essa razão preparamos esse vídeo falando sobre os 4 tipos de limão mais populares no Brasil e de que forma essa fruta pode te ajudar nas tarefas diárias em sua casa. São 5 incríveis truques com limão que irão te fazer olhar para essa fruta com outros olhos!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação