Não é perda de tempo! Veja 10 benefícios do alongamento e faça diariamente

Engana-se quem pensa que alongamento só deve ser feito por quem pratica alguma atividade física específica. Na verdade, essa é uma prática que traz benefícios para qualquer pessoa, em especial para quem possui dores no corpo e problemas de flexibilidade. Portanto, veja hoje no SaúdeLab os motivos pelos quais você deveria se alongar todos os dias!

Apesar de bastante conhecido, o alongamento é um exercício que vez ou outra passa despercebido e é esquecido, mesmo por quem costuma realizar atividades físicas diárias. Assim, confira agora uma lista de benefícios que farão você se lembrar do quão importante é manter essa prática no dia a dia.

Conheça os benefícios do alongamento e comece a praticá-lo hoje mesmo

Apesar de ser negligenciado por muitos, o alongamento é uma parte importante do treino cardiovascular e de força. Isso porque ele promove uma maior flexibilidade muscular e, assim, diminui a incidência de lesões. Portanto, o ideal é que ele seja feito antes e depois de qualquer atividade física.

Entretanto, se você é sedentário ou pratica exercícios de forma esporádica, o alongamento também pode ajudar na estruturação de um corpo mais saudável. Desse modo, aliado a uma boa alimentação, esse tipo de atividade é capaz de promover relaxamento físico e mental, o que, além de deixar o corpo mais ágil e flexível, também ajuda a dissipar o estresse.

Portanto, veja agora todos os benefícios que você pode ganhar com a prática diária do alongamento!

alongamento
O alongamento relaxa os músculos e traz diversos benefícios ao corpo. Fonte: Canva.

10 benefícios dos alongamentos para a sua vida

1. Previne lesões musculares

A correria e o estresse do cotidiano costumam deixar os músculos do corpo rígidos, o que pode acarretar em câimbras e lesões por esforços repetitivos ou intensos. Assim, o hábito de alongar o corpo diariamente ativa o fluxo sanguíneo, evitando a formação de tensões e rupturas musculares.

2. Reduz as dores musculares

O cansaço excessivo gera uma resposta do corpo, que se contrai como uma forma de proteção, gerando dores musculares. Assim, o alongamento ajuda a aliviar o desconforto e as dores corporais.

3. Reduz dores nas costas

Se você passa muito tempo sentado ou se possui uma postura inadequada, o alongamento pode ajudar a corrigir a coluna e diminuir dores nas costas e na lombar.

4. Confere mais equilíbrio ao corpo

Se você é daquelas pessoas que vivem se acidentando, tropeçando ou se desequilibrando, a prática do alongamento também pode lhe auxiliar. Isso porque ele traz mais equilíbrio, e ajuda a desenvolver uma melhor consciência corporal.

5. Melhora a postura

Alongar os brancos, tronco e pernas diariamente, faz com que, de forma natural, sua coluna fique mais alinhada, melhorando a postura.

6. Previne tendinites e lesões por esforço repetitivo (LER)

Se você passa muito tempo digitando ao computador, o alongamento de braços feito de maneira diária tem um efeito de contensão de lesões, sendo altamente recomendado por especialistas.

7. Melhora a circulação sanguínea

Para quem tem problemas de inchaço nas pernas ou outras partes do corpo, os alongamentos podem trazer uma melhora significativa, já que ativam a circulação sanguínea dessas regiões.

8. Aumenta a flexibilidade

Os alongamentos fazem com que os movimentos do corpo fiquem mais soltos e leves, melhorando a aptidão física e aumentando a flexibilidade dos membros.

9. Alivia dores de cabeça

Sim, o alongamento também é capaz de aliviar dores de cabeça, pois alivia as tensões que as provocam.

10. Relaxa a mente

Os alongamentos relaxam não apenas o corpo, mas também a mente, ajudando a aliviar o estresse.

E aí, que tal incluir a prática do alongamento na sua vida cotidiana e aproveitar todos esses benefícios?

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60