Não estrague seu tênis! Saiba com qual frequência deve higienizá-lo

Durante a pandemia do COVID-19, muito se falou na necessidade de higienizar os calçados antes de entrar em casa, ou ao menos, com uma certa frequência, de forma a prevenir uma possível contaminação. Entretanto, muitos alertaram para o fato de que os tênis poderiam estragar mais rápido com isso. Afinal, qual é a verdade? Confira hoje no SaúdeLab!

De fato, uma higienização muito frequente pode acabar desgastando o material dos tênis, em especial se estes forem confeccionados com tecidos ou látex. Dessa maneira, como saber a hora certa para limpar os seus calçados? Continue conosco e veja a resposta. Ademais, aprenda também a limpar seus tênis da maneira correta!

Veja qual a hora certa para limpar seus tênis e aprenda a higienizá-los

Para muitos, os calçados devem ser limpos com bastante frequência. Porém, de acordo com especialistas, essa higienização deve ser feita apenas na sola do calçado, já que o material utilizado para a sua confecção pode acabar corroído ou desgastado após a lavagem. E de fato, lavar muito os tênis diminui a vida útil destes.

Desse modo, o ideal é que, ao chegar em casa, após utilizar os tênis, seja borrifado desinfetante em suas solas, deixando-os secar em temperatura ambiente. Da mesma maneira, uma higienização mais profunda das solas deve ser feita, ao menos, 1 vez por semana.

Assim, lavar o tênis por completo só é necessário de forma esporádica, no caso de manchas, sujeiras ou odores ruins. E, mesmo assim, você precisa se atentar à maneira correta de efetuar essa limpeza. Confira agora!

Passo a passo para uma lavagem correta

  • Dependendo do tipo de mancha, você pode utilizar apenas um pouco de detergente diluído em água, esfregando o produto no tênis com o auxílio de uma escovinha. Nesse sentido, nunca use escovas de cerdas duras. O ideal é separar uma escova de dentes para efetuar esse processo;
  • Você também pode utilizar sabão líquido ou limpadores multiusos. No caso de tênis brancos, alvejantes também poder ser utilizados, desde que não contenham cloro;
  • Assim, lave sempre os tênis à mão. Jogá-los na máquina de lavar pode ser fatal para o material do calçado. Nesse sentido, aproveite para verificar a etiqueta do produto, na qual constarão as informações relativas à limpeza dele. Assim, em alguns casos, é permitido o uso de água morna na lavagem;
  • Nunca deixe o tênis de molho. Essa ação pode danificar o tecido e retirar a cola das palmilhas e laterais do calçado;
  • Palmilhas e cadarços devem ser retirados antes da limpeza, para que não fiquem marcados;
  • Do mesmo modo, nunca deixe os tênis secando ao sol ou atrás da geladeira, pois o calor deforma o material. Assim, evite também pendurá-lo no varal. O correto é deixá-lo secando à sombra, com a abertura para baixo.

Seguindo esses cuidados, você terá tênis sempre limpos e bem cuidados, com uma boa vida útil.

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60