Como higienizar tênis de pessoas com micose? Veja truques caseiros que dão certo

A princípio, a higiene é uma constante muito importante para a manutenção da saúde. Para que ela seja eficiente, ela precisa marcar presença em diversos aspectos, nas peças que usamos. Sob esse ponto de vista, existem algumas que precisam de cuidados especiais, como sapatos utilizados por alguém com micose nos pés. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a como higienizar tênis com micose corretamente.

A micose é uma doença causada por fungos, que geralmente não costuma ser muito grave. Por outro lado, ela é relativamente comum e pode ser transmitida com certa facilidade. Logo, sempre que alguém está com um caso de micose, essa pessoa precisa se cuidar corretamente para diminuir as chances de transmissão.

Uma das formas de evitar riscos é higienizar os pés diariamente. Além disso, tênis e calçados que possam estar com o fungo devem ser alvo de uma boa desinfecção periódica.

Como higienizar tênis com micose?

Primeiramente, assim como toda limpeza, para higienizar tênis e calçados com micose, é preciso utilizar os materiais certos. Os fungos são seres que podem permanecer em um ambiente como o sapato por até um ano, você sabia? Logo, eles podem ser resistentes a diversos métodos e substâncias. Ainda assim, existem produtos que são bastante eficientes nessa tarefa.

Vinagre branco e água funcionam?

Para higienizar tênis infectados, é preciso fazer uma mistura de partes iguais de água e vinagre branco. Ademais, retire a sola do sapato, pois essa precisa de um tratamento diferente. Feito isso, com o uso de um pano limpo, basta passar a mistura no interior do calçado. Por fim, para neutralizar o odor, aplique um pouco de bicarbonato de sódio, diretamente ou dentro de um sachê.

higienizar tênis
Para remover a micose, é preciso uma boa abordagem ao higienizar tênis. Foto: Pixabay

Como fazer para desinfetar a sola do tênis?

A princípio, em um caso de micose no pé, a limpeza da sola dos tênis acaba sendo tão importante quanto a limpeza do tênis em si. Contudo, o material que compõe a sola faz com que ela precisa passar por um processo de higienização um pouco diferente. No caso, a sola precisa de uma mistura feita com água morna com água sanitária, onde tenha dez partes de água morna para uma de água sanitária.

Quando você tiver a mistura em mãos, coloque ela em um borrifador. Em seguida, agite bastante para que a solução fique bem diluída. Feito isso, já é possível espirrar a substância pela sola do sapato, cobrindo toda a área dela. Por fim, basta secar ela com um pano limpo e deixar em um local ventilado.

micose no tênis
Aprenda a higienizar tênis para remover a micose do calçado. Foto: Canva

Outras dicas para desinfecção do tênis

Por se tratar de uma doença fúngica com grande potencial de transmissão, todo cuidado é pouco. Logo, quanto mais medidas forem tomadas, melhor. Até então, você já está por dentre de ótimas formas para higienizar tênis e solas com micose, porém a seguir você vai conferir dicas adicionais, que vão garantir uma maior eficiência do processo de higienização e desinfecção.

Uma boa lavagem geral dos tênis é feita água corrente e sabão, utilizando uma escova para esfregar. Contudo, essa lavagem provoca um bom desgaste no tênis, e portanto não pode ser feita com frequência, ou a vida útil do calçado irá diminuir. Para contornar isso, sempre que você remover o tênis, aplique um pouco da solução de água sanitária, ou um pouco de álcool 70%, na sola do sapato.

Ademais, deixe o calçado em ar ambiente para ventilar e diminuir a umidade. E por último, cuide bem dos seus pés para evitar a proliferação de fungos. Mantenha-os secos após o banho, lembre-se dos cuidados com as unhas e o uso de meias limpas. Enfim, não compartilhe seus objetos pessoais, essas medidas poderão te livrar da micose.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação