Existe exercício para melhorar o sono? Veja as possibilidades de combater a insônia

A primeira vista, com o passar do tempo, a nossa rotina tem ficado cada vez mais atribulada e cansativa. O trabalho e atividades do dia a dia têm ficado mais pesados, ao ponto de prejudicar o nosso sono. Contudo, felizmente existem formas práticas de aprimorar nosso descanso a noite. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar sobre qual o melhor exercício para melhorar o sono.

Leia também: Atividades físicas para sedentários fáceis e prazerosas; organize seu tempo e comece já

A princípio, quando chega a noite e não conseguimos nos desligar para dormir, optamos por mexer no celular, assistir televisão e outros. Assim, depois de muito tempo, ficamos cansados demais para continuar acordados e apagamos no sono. Esse hábito é extremamente prejudicial para nossa saúde e descanso, e por isso é tão necessário adotar formas de melhorar o sono.

Alongamentos e yoga antes de dormir

De antemão, os alongamentos são sequências de movimentos frequentemente realizadas antes de um treino, enquanto o yoga é procurado por muitos que buscam emagrecer com tranquilidade. Contudo, esses dois exercícios também servem como ferramentas excelentes para melhorar o sono. Ambos são capazes de relaxar muito o nosso corpo, o que nos prepara muito bem para a hora de dormir.

Primeiramente, ao praticar o yoga, o ideal é ir alternando as poses, para que o relaxamento consiga atingir todas as partes do corpo. Ademais, assim como no alongamento, é importante assimilar exercícios de respiração no processo. Dessa forma, o relaxamento atinge seu ápice, além de ajudar no controle do estresse.

fazer yoga para melhorar o sono
A prática de certos exercícios ajuda muito a melhorar o sono a noite. Foto: Pixabay

Outros tipos de exercícios para melhorar o sono

A princípio, além do yoga e dos alongamentos, existem dois tipo de exercícios que também são excelentes formas de ajudar no sono. O primeiro deles são os treinos aeróbicos, como caminhadas, corrida, natação e ciclismo. Já o segundo são os treinos de força, como agachamentos, abdominais e flexões.

Para os treinos aeróbicos, o ideal é praticar 2 horas e meia de exercícios toda semana, mas não se preocupe se sua rotina não permitir esse tempo. Com apenas 10 minutos diários, já possível notar a redução da insônia e melhoria no sono. Enquanto isso, os exercícios do treino de força não só melhoram a qualidade do sono, como também evitam que você acorde durante a noite e ajudam a dormir mais rápido.

Melhor momento para praticar os exercícios

De antemão, existem dois fatores principais para determinar o melhor momento para realizar os exercícios. Estes são a necessidade individual do organismo e a rotina diária da pessoa. Ou seja, os exercícios precisam respeitar a o funcionamento do nosso corpo, e a pessoa precisa encaixar eles na rotina de forma saudável.

Tendo em mente esses fatores, é necessário testar diferentes horários de treino até encontrar um que melhor se adapte as suas condições. Porém, apenas os treinos leves, como o yoga e alongamento, podem ser feitos logo antes de ir dormir. Outros tipo de exercícios podem deixar o nosso organismo muito ativo, e nesse caso, o ideal é praticar cerca de 1 ou 3 horas antes de ir dormir.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress