Como higienizar o banheiro para evitar problemas de saúde? Você precisa saber hoje

A princípio, todo cômodo da casa precisa receber limpezas periódicas, especialmente o banheiro, que está sempre sujeito a condições bem sujas. Porém, para que a limpeza dela seja eficiente, é preciso ter bastante atenção no detalhes. Portanto, o SaúdeLab vai ensinar a como higienizar o banheiro para evitar problemas e saúde e garantir a eficiência do processo.

A primeira vista, o banheiro é um local que acumula muita sujeira e diversos microrganismos. Logo, caso ele não seja limpo corretamente, ele passa a representar um risco potencial a saúde. Sendo assim, confira as principais dicas para manter seu banheiro devidamente higienizado.

Lavando a pia e o vaso sanitário

De antemão, juntamente com o chuveiro, a privada e pia são as partes mais utilizadas do banheiro. Logo, elas são as que mais acumulam sujeiras, e portanto necessitam de uma lavagem eficiente. Geralmente, tanto a pia quanto a privada são feitos do mesmo material. Portanto, é possível aplicar os mesmos produtos em ambos, desde que se utilize buchas diferentes para cada.

Primeiramente, para lavar o vaso sanitário e pia, é preciso aplicar e esfregar água sanitária com uma bucha, por toda a parte interna. Enquanto o produto age, é necessário lavar a parte externa, o que pode ser feito utilizando bicarbonato de sódio com água quente, ou vinagre com removedor de gordura. Quando você terminar de esfregar todos, basta enxaguar tudo com água.

higienizar banheiro e vaso sanitário
Aprenda os principais cuidados para higienizar o banheiro e o vaso corretamente. Foto: Canva PRO

Limpando o box e os ralos corretamente

Conforme foi dito, o chuveiro também está entre as partes mais utilizadas do banheiro, visto que é nele que lavamos o nosso corpo todos os dias. Consequentemente, é necessário efetuar uma boa limpeza do box e dos ralos do banheiro, onde as sujeiras mais se acumulam.

A princípio, para lavar o box, é preciso misturar detergente neutro, desinfetante e água quente em um balde. Em seguida, utilizando uma esponja, espalhe e esfregue essa mistura na parte interna e externa do box. Feito isso, agora basta enxaguar ele com água. Já em relação aos ralos, se utiliza escovas de vaso para tirar as sujeiras grandes, enquanto o odor pode ser removido com água sanitária seguida de vinagre.

Outras dicas para higienizar o banheiro

Até então, fora ensinado as melhores formas de lavar as principais partes do banheiro. Contudo, existem detalhes específicos que ajudam no processo de higienizar o banheiro. Um deles, por exemplo, é a organização. Como o banheiro é um local muito frequentado todos os dias, manter ele organizado é uma forma de diminuir o tempo gasto nele e evitar que ele se suje mais que o normal.

Outro cuidado importante em relação a limpeza é a sua frequência. O ideal é fazer ela semanalmente, porém, sempre que você notar que ele está muito, não hesite em fazê-la. Ademais, lembre-se de manter o ambiente bem ventilado no processo, pois independente se o banheiro está sendo limpo ou não, o local costuma acumular bastante umidade diariamente.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915