Qual é a maneira mais correta de higienizar espinafre?

A princípio, a grande maioria dos alimentos que compramos precisam ser limpos antes do consumo. No caso de alimentos naturais, como o espinafre, essa necessidade é ainda maior. Porém, esse vegetal folhoso precisa de cuidados especiais quanto a sua higienização. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a maneira mais correta de higienizar espinafre.

A primeira vista, lavar um vegetal como o espinafre pode parecer uma atividade desnecessária, ou até mesmo estranho. Contudo, é importante ter em mente que todo produto que compramos no mercado é exposto a condições diversas, desde de sua produção até seu armazenamento. Logo, higienizar espinafre passa a ser um processo importante para eliminar quaisquer resíduos prejudiciais que ´possam estar alojados no vegetal.

Organização antecede a limpeza

Antes de mais nada, a organização precisa vir antes da higienização em si, para facilitar o processo. Sendo assim, comece reunindo todos os materiais que serão necessários para higienizar espinafre. No caso, serão utilizados um pote hermético, peneira, papel-toalha, bandeja e água corrente. Ademais, será necessário também um produto para limpeza, tendo como opções o vinagre branco, água sanitária e hipoclorito de sódio.

Tendo em mãos os produtos necessários, podemos partir para a limpeza. Porém, antes de higienizar o espinafre em si, é preciso higienizar a própria pia ou balcão, onde o espinafre será limpo. Caso o contrário, a higienização dele pode ser comprometida. Sendo assim, para limpar a superfície deles, apenas aplique um produto desinfetante com um pano macio e limpo.

 higienizar espinafre em casa
Aprenda a higienizar espinafre de forma correta e eficiente. Foto: Pixabay

Primeiros passos para higienizar espinafre

De antemão, é muito comum que o espinafre apresente algumas folhas ruins, as quais precisam ser descartadas. Portanto, antes de começar a higienização, separe as folhas ruins das boas. Para identificá-las, basta apenas observar a presença de manchas ou um aspecto de podridão. Depois de fazer essa separação e o descarte, as folhas boas podem ser lavadas em água corrente e reservadas.

Com as folhas boas devidamente cuidadas, em uma bandeja, prepare uma mistura de água com um dos produtos de limpeza citados anteriormente. No caso da água sanitária e do hipoclorito de sódio, basta seguir as recomendações da embalagem, enquanto o vinagre branco pode ser utilizado na medida de sua preferência. Feita a mistura, deixe as folhas do espinafre de molho por cerca de 10 a 15 minutos.

Finalizando a higienização

Por fim, depois que as folhas tiverem ficado de molho por tempo suficiente, retire elas e lave muito bem sob água corrente novamente. Feito isso, coloque tudo em uma peneira para retirar todo o excesso de água, e reserve a quantidade que você for consumir no momento. Se você estiver planejando guardar por mais tempo, é preciso ter alguns cuidados.

Para armazenar o espinafre corretamente, é preciso um pote hermético e folha de papel toalha. Comece colocando algumas folhas do espinafre, formando uma camada. Em seguida, coloque uma folha de papel toalha por cima e repita o processo. Ao final, você terá um pote hermético com camadas intercaladas de espinafre e papel toalha. Dessa forma, o vegetal pode durar de 10 a 12 dias dentro da geladeira.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915