Como fazer para descongelar carne em segurança? Veja o passo a passo sem erros

Aprenda dicas e cuidados para não perder a qualidade ou o sabor da sua carne

De maneira geral, a carne é um alimento bastante perecível e sensível. Logo, ela necessita de diversos cuidados diferentes. Um deles está relacionado ao processo de descongelamento, que não é tão simples quanto parece. Portanto, o  SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para descongelar carne em segurança.

A princípio, congelar o alimento é um procedimento feito para aumentar a conservação dele. Enquanto ele estiver congelado, ele irá demorar mais para perder suas propriedades e qualidades. Porém, especialmente no caso da carne, ao descongelar o alimento para o consumo, é preciso ter algumas precauções, dado o fato de que ele deixa de ter a proteção do congelamento.

Importância de congelar e descongelar

Conforme fora dito, a carne é um tipo de alimento bastante perecível. Ou seja, dependendo da exposição e das condições, ela estraga e se contamina com facilidade. Com isso, congelar a carne passa a ser um processo muito importante para a conservação dela. Enquanto ela estiver congelada, a probabilidade dela se contaminar é drasticamente reduzida, e sua durabilidade é estendida.

Sob esse ponto de vista, ao descongelar carne para o preparo dela, significa que ela irá perder toda a proteção concedida pelo congelamento. Logo, no decorrer do processo, ela volta a ficar sensível as condições do ambiente e sujeita a possíveis contaminações. Assim, se você não souber a forma correta de descongelar carne, você pode colocar a qualidade e segurança dela em risco.

Nunca descongele em temperatura ambiente

A primeira vista, deixar a carne fora da geladeira pode parecer o ideal para descongelar ela. Afinal, a diferença entre a temperatura do congelador e a do ambiente comum é grande, permitindo que a peça de descongele por completo. Porém, por mais que essa prática seja comum, nunca se deve deixar a carne descongelando fora da geladeira, pois esse processo compromete a segurança e qualidade dela.

A princípio, quando a carne está fora da geladeira, significa que ela está exposta as condições normais do ambiente. Ou seja, ela está sofrendo contato constante com sujeiras e microrganismos presentes nas superfícies e no ar, sem possuir a proteção conferida por baixas temperaturas. Ademais, além da carne poder se contaminar, ela também pode perder suas propriedades nutricionais, acabando completamente com sua qualidade.

Principais cuidados ao descongelar carne

Primeiramente, sabendo do risco de descongelar carne em temperatura ambiente, é importante mencionar que o processo deve sempre ser feito dentro da geladeira. Para isso, lembre de descer a peça do congelador 24hrs antes do momento de preparo. Dessa forma, a carne não ficará exposta as condições do ambiente e terá sua temperatura reduzida de forma mais regular, sem riscos de perder sua qualidade.

Por fim, quando você for descongelar carne, certifique-se de separa uma porção que será totalmente consumida, pois a carne não deve ser congelada mais de uma vez. Caso contrário, independente do processo, a peça já terá perdido suas qualidades, e congelar ela novamente não será eficiente para consertar isso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação