Por que é importante deixar o feijão de molho antes de preparar? Saiba os motivos verdadeiros

Para entender a importância de colocar o feijão de molho, é preciso antes falar sobre antinutrientes

A princípio, diversos alimentos precisam de algum manuseio prévio ao preparo. Um deles é o feijão, um grão amplamente consumido no Brasil e que necessita ficar de molho antes do cozimento. Porém, existem algumas dúvidas em relação a necessidade desse processo. Com isso, o SaúdeLab vai explicar por que é importante deixar o feijão de molho antes de preparar.

De antemão, deixar o feijão de molho é uma etapa importante para o preparo dele, pois amacia o grão e economiza no tempo do cozimento. Por outro lado, talvez você não saiba que existem outros motivos e que na verdade, fazem toda diferença, na absorção dos nutrientes de forma correta. Assim, vale a pena ficar por dentro dos detalhes dessa pratica tão difundida.

Feijão e os antinutrientes

Primeiramente, para entender a importância de colocar o feijão de molho, é preciso antes falar sobre antinutrientes. De maneira geral, eles são elementos que marcam presença em diversos alimentos, principalmente nos vegetais e grãos. Como o próprio nome, eles são ruins para a saúde, pois conferem qualidades negativas, e o feijão está incluso no grupo que possui esse elemento em sua composição.

A primeira vista, todo produto de origem vegetal parece ser benéfico para saúde. Contudo, os antinutrientes comprometem esses benefícios e deixa o corpo carente de vitaminas e minerais. Dependendo do tipo, eles são capazes de provocar gases, desconforto intestinal e dificultar a absorção de nutrientes. No caso do feijão, ele apresenta um antinutriente chamado fitato, responsável por impedir a absorção de ferro, magnésio, cálcio e zinco.

Combate aos antinutrientes

Com o passar do tempo, as panelas de pressão foram sendo cada vez mais aprimoradas, de forma que o processo de cozimento fora ficando mais rápido. O mesmo vale para o próprio grão de feijão, que assim como outros alimentos naturais, fora alterado ou selecionado de forma a priorizar aqueles que cozinham mais rapidamente. Dessa forma, as pessoas deixaram de colocar o feijão de molho, sendo essa etapa de extrema importância.

Infelizmente, apenas cozinhar o feijão não é suficiente para eliminar os antinutrientes presentes nele. Para isso é necessário deixar ele de molho corretamente. O processo também elimina uma pequena parte dos nutrientes benéficos, porém, ao remover o fitato, a absorção e nutrição será mais eficiente, havendo maior aproveitamento por parte do organismo.

Como deixar o feijão de molho corretamente?

Tendo em mente a importância de eliminar o fitato do feijão, seja ele de qualquer cor, é preciso aprender a maneira correta ao deixar de molho. De maneira geral, o processo é bem simples, precisando de apenas água e um recipiente de sua preferência para comportar os grãos. Ademais, geralmente o procedimento demora cerca de 8 a 12 horas, necessitando de planejamento.

Primeiramente, comece conferindo se não impurezas entre os grãos. Logo, inicie essa etapa enxaguando todos os grãos normalmente, sob água corrente. Em seguida, deposite eles em um recipiente e comece a encher de água até que fiquem cobertos com o equivalente ao dobro da altura deles. Feito isso, aguarde entre 8 e 12 horas, o que fará com que os grãos inchem um pouco, e é necessário trocar a água pelo menos uma vez nesse período. Por fim, passado o tempo, basta escorrer, lavar novamente em água corrente e o feijão estará pronto para o preparo conforme seu gosto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação