Sobras de pizza; veja como fazer para armazenar e até quando consumir

Sem dúvidas, ao fazer uma refeição com família ou amigos, a pizza é sempre uma excelente opção. Contudo, é muito comum que sobre alguns pedaços de pizza, mesmo que todo mundo tenha se servido. Nesses casos, a melhor solução é guardar os restos para comer depois. Portanto, venha com SaúdeLab aprender a como fazer para armazenar e até quando consumir as sobras de pizza.

A primeira vista, a pizza pode parecer uma comida que não precisa de muita orientação quanto a sua conservação. Porém, é importante ter em mente que os ingredientes que compõem ela são perecíveis. Ou seja, estão sujeitos a contaminações e à estragar. Logo, é importante aprender as melhores formas de manter ela em bom estado.

Guardando as sobras de pizza na geladeira

De antemão, talvez você já tenha o costume de guardar a pizza na geladeira. Entretanto, existem dicas essenciais que ajudam a garantir que a integridade e qualidade dela não sejam comprometidas. No caso, essa necessidade se dá pelo fato de que as sobras de pizza ficam submetidas a muita umidade quando guardadas na geladeira, ainda mais se ainda estiverem dentro de sua embalagem.

Tendo esse obstáculo em mente, para evitar que a pizza fique muito molhada, ela precisa ser transferida da caixa para um pote com tampa. Feito isso, coloque um papel-toalha por cima das sobras, para absorver a umidade. Com isso, ela já pode ser guardada na geladeira sem problemas. Com esse método, o ideal é que as sobras sejam consumidas até o dia seguinte.

Congelador aumenta a durabilidade

A princípio, guardar na geladeira é um método eficiente de conservar as sobras de pizza. Contudo, conforme fora dito, o consumo delas precisa ser feito no dia seguinte. Isso representa um problema, caso você queria guardar por mais tempo. Afinal, talvez tenha sobrado muita pizza, ou você pode apenas não estar afim de comê-la tão cedo novamente. Felizmente, o congelador é uma excelente alternativa para esses casos.

Na geladeira, a pizza dura cerca de um dia, enquanto no congelador esse período se estende entre uma semana e um mês. Entretanto, para aproveitar essa durabilidade, é preciso aprender a maneira certa de armazenar. No caso, assim como na geladeira, você irá precisar de um pote com tampa. Porém, utilize o papel-toalha para forrar o pote, e acrescente múltiplas folhas sobre a pizza antes de guardar.

Como esquentar a pizza guardada?

Por fim, saber esquentar a pizza também é uma etapa importante após você ter feito a conservação dela. Afinal, eventualmente você irá consumir ela, e para isso, é preciso conhecer algumas dicas que garantem a eficiência do processo. A princípio, você pode utilizar tanto o micro-ondas, forno ou até mesmo uma panela para esquentar. Portanto, fique a vontade para escolher a opção que for mais acessível.

Independente do que você for usar para esquentar, lembre-se de que a pizza deve estar sem nenhuma cobertura. Ou seja, não cubra ela com tampas de panela ou similares. Contudo, existe um cuidado adicional no caso da pizza estiver congelada. Nesse sentido, é preciso esperar ela descongelar um pouco antes de esquentá-la. Assim, a massa dela não será prejudicada.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915