Book Appointment Now
Aprenda agora como organizar a geladeira para evitar desperdício dos alimentos
A princípio, a organização da cozinha deve contemplar todo o ambiente. E é claro que a geladeira não pode ficar de fora. Porém, ao organizar esse eletrodoméstico, é necessário ter bastante atenção, pois dependendo de como isso for feito, a qualidade e integridade dos alimentos podem ficar comprometidas. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como organizar a geladeira para garantir a segurança dos alimentos.
A primeira vista, a disposição dos alimentos dentro da geladeira pode parecer não ter influência. Entretanto, é preciso ter em mente que, por mais que toda a geladeira seja refrigerada, existe uma diferença de temperatura e exposição entre seus compartimentos. Com isso, diferentes alimentos precisam ser armazenados em locais diferentes no seu refrigerador.
Limpeza antecede a organização
Antes de mais nada, para poder organizar a geladeira, é preciso que ela esteja bastante limpa. Afinal, se os alimentos ficam sob condições sujas ou contaminadas, pouco importa o compartimento que eles estão. Contudo, a geladeira é um eletrodoméstico delicado, e que exerce uma função vital para nós. Dessa forma, é necessário aprender a forma correta de se limpar ela.
Primeiramente, comece retirando tudo de dentro da geladeira, aproveitando para descartar restos de comidas velhas ou estragadas. Feito isso, transfira as comidas que estão em panelas ou em recipientes grande para potes menor, de forma a ganhar espaço. Por fim, realize a limpeza de todo o interior da geladeira, incluindo a porta, prateleiras, congelador e gavetas, e certifique-se de usar os produtos e ferramentas corretos para isso.
Como organizar a geladeira corretamente?
Com a limpeza feita, é possível começar a organizar a geladeira, começando pelo congelador, onde devemos armazenar carnes, sorvetes e similares. Se possível, os conteúdos do congelador devem permanecer em um pote com boa vedação. Em relação as gavetas, a inferior serve para armazenar vegetais e frutas, enquanto o compartimento superior, acima da primeira prateleira, é local destinado para laticínios e frios.
De antemão, os principais itens para a primeira prateleira são os ovos, manteiga e restos de comida. Porém, o ideal é que esses restos estejam sempre em potes, não em panelas. Enquanto isso, a segunda prateleira pode servir para o armazenamento de diversos itens.
Continua a organizar a geladeira, dentre eles, estão as caixas de leite, garrafas de vinho, doces, enlatados e sucos. Por fim, a porta da geladeira serve principalmente para guardar refrigerantes, molhos e condimentos.
Outros cuidados com o armazenamento
Conforme fora dito, a limpeza é um cuidado essencial para a geladeira. Contudo, para garantir ela, é preciso que os alimentos armazenados também estejam limpos. Ou seja, ao voltar das compras do mercado, certifique-se de que os todos os produtos tenham sido higienizados, especialmente os naturais, como frutas e verduras. Dessa forma, além da geladeira permanecer limpa, você terá maior segurança para sua saúde.
Por fim, as contraindicações são tão importantes quando as recomendações. Um delas é em relação ao ovo, que muitos costumam guardar na porta da geladeira, o que fazer com que ele passe a ser um risco para a saúde devido a um comprometimento da integridade dele. O mesmo vale para as carnes e alimentos que precisam permanecer congelados até o consumo.
Leia também: Como usar limão para evitar insetos na sua cozinha? Confira dica de ouro