Você sabe como o smartwatch pode ser um aliado da sua saúde? Confira agora

Atualmente, contamos com inúmeros dispositivos e eletrônicos para facilitar nossa rotina, os quais exercem diversas funções. Dentre esses dispositivos, o smartwatch é um dos que têm ganho uma popularidade cada vez maior, dadas as aplicações dele, que incluem até mesmo formas de ajudar na manutenção da saúde. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda como o smartwatch pode ser um aliado da sua saúde.

A princípio, com o passar do tempo, surgem novas tecnologias para auxiliar a nossa vivência, e estas, assim como as antigas, também vão sendo aprimoradas. Com o smartwatch não é diferente, visto que ele é um dispositivo relativamente recente, mas que têm apresentado cada vez mais melhorias, incluindo alguns benefícios para saúde.

Acompanhamento da pressão

Conforme fora dito, o smartwatch pode exercer funções diversas, e algumas delas estão relacionadas a saúde. Através de um sensor óptico, o dispositivo é capaz de analisar os vasos capilares da região do pulso. Isso ocorre de maneira não invasiva, rápida e indolor, e fornece para o usuário informações em relação a sua pressão arterial.

Com isso, o dispositivo pode ser de enorme ajuda para pessoas que sofrem de hipertensão ou similares. Além de te manter informado sobre sua pressão atual, ele também pode armazenar as medições. Entretanto, para poder aproveitar essa função, é preciso seguir as orientações do fabricante. Geralmente, o smartwatch deve ser utilizado apenas por uma pessoa, com um posicionamento específico no pulso.

Smartwatch como eletrocardiograma

Em termos gerais, o eletrocardiograma (ECG) é uma forma de monitorar o ritmo cardíaco, através da análise e registro da intensidade e tempo dos sinais elétricos responsáveis pelos batimentos do coração. Sem dúvidas, essa ferramenta é essencial para acompanhar a saúde do coração, sendo empregado na cardiologia a muito tempo.

Dependendo do modelo e marca do dispositivo, o smartwatch apresenta a função de eletrocardiograma. Através de elementos como eletrodos integrados, ele realiza o monitoramento de seu ritmo cardíaco constantemente, podendo até mesmo te notificar caso ele detecte algum desequilíbrio.

Auxílio na prática de exercícios físicos

De antemão, talvez você já saiba que o smartwatch possui a função de contar seus passos, a fim de registrar seu deslocamento para te ajudar a monitorar suas atividades. Contudo, atualmente, essa função fora bastante aprimorada, de forma que muitos modelos do dispositivo oferecem informações que vão além de apenas a contagem dos passos.

Através das aplicações do smartwatch, o dispositivo pode te fornecer dicas sobre atividades físicas, sejam elas mais ou menos intensas. Ademais, além desse incentivo ao exercício, ele também registra dados que te ajudam a acompanhar sua evolução durante seus treinos, como a queima de calorias e similares.

Leia mais: Movimentos no trabalho contam como atividades físicas? Desvende esse mistério agora

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915