Conheça 05 frutas que podem ser congeladas sem perder nutrientes

Dependendo de suas propriedades, a fruta pode ser ou não armazenada no congelador

Congelar frutas e outros alimentos é um hábito que pode ser essencial para a conservação de muitos deles. Entretanto, não são todos os tipos de comidas que podem passar por esse processo. No caso de frutas, por exemplo, existem algumas que não suportam baixas temperaturas, mas também há algumas exceções. Portanto, venha com o  SaúdeLab e conheça 05 frutas que podem ser congeladas sem perder nutrientes.

De antemão, os alimentos naturais são relativamente mais difíceis de serem conservados do que os industrializados. As frutas servem como bom exemplo disso, visto que muitas vezes é preciso consumi-las rapidamente e antes que estraguem. Entretanto, existem aquelas que podem ser congeladas, a fim de aumentar sua durabilidade.

Por que congelar frutas?

Muitas frutas tendem a ficar maduras muito rápido, e como não fazemos a compra diariamente, podemos perdê-las. Assim, congelar frutas pode ser uma mão na roda para evitar o desperdício. Além disso, em dias muito quentes, a temperatura pode ser um incentivo a mais para consumir frutas.

Amoras podem ser congeladas normalmente

Antes de mais nada, é importante salientar que os itens dessa lista serão de frutas que podem ser congeladas sem muitos preparos. No caso das amoras, basta enxaguar, secar e armazenar no congelador. Com isso, a validade delas pode ser estendida até um ano.

Quando chegar o momento de consumo, basta deixar sob temperatura ambiente ou, caso pretenda fazer uma calda, colocar diretamente na panela.

Maracujás são frutas que podem ser congeladas

Você que maracujás são frutas que podem ser congeladas e não precisam de muitos cuidados? O único preparo necessário é a separação das sementes e da casca. Feito isso, ele pode ser congelado normalmente, aumentando sua durabilidade para um ano.

Para descongelar, apenas deixe sob temperatura ambiente ou use direto no liquidificador em suas receitas de sucos preferidas.

Morangos precisam de açúcar

Assim como os itens anteriores, o morango também pode se congelado sem problemas. A única diferença é que ele precisa ser polvilhado com um pouco de açúcar antes de ir para o congelador.

Caso seja de sua preferência, ele também pode ser congelado em purê. Em ambas as formas, a durabilidade aumenta em até um ano, e poderá ser utilizado para sucos e doces tranquilamente.

Lascas e raspas de coco também podem ser congeladas

Juntamente com as amoras, o coco é a fruta que menos necessita de cuidados para ser congelado. Basta apenas ralar ou cortar ele em pedaços e colocar no congelador.

Entretanto, sua validade não é a mesma, sendo estendida para até 6 meses. No momento de descongelar, deixe ele sob uma superfície em temperatura ambiente.

Melancia fatiada em pedaços

Por fim, dentre as frutas que podem ser congeladas temos a melancia, ela é outra fruta bastante simples de ser preparada. No caso dela, só é necessário cortar em pedaços, e para descongelar, só precisa deixar em temperatura ambiente. Sua validade aumenta em cerca de um ano, porém seu uso deve ficar reservado para fazer sucos.

Leia mais: Por quanto tempo pode deixar alho e cebola processados na geladeira?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação