Por quanto tempo pode deixar alho e cebola processados na geladeira?

Veja detalhes sobre a conservação desses ingredientes essenciais para a alimentação

Sem dúvidas, os temperos são elementos essenciais para o sabor de qualquer prato, por mais simples que sejam. Muitos deles podem ser armazenados sem preocupação alguma, porém outros necessitam de mais cuidados, como é o caso do alho e cebola. Sendo assim, o SaúdeLab vai te explicar por quanto tempo pode deixar alho e cebola processados na geladeira.

De antemão, a cebola e o alho são ingredientes muito primordiais na cozinha. Eles são essenciais no preparo de inúmeras receitas, sendo utilizados juntos com muita frequência. Para facilitar o uso deles, algumas pessoas costumam reservar eles já processados na geladeira. Contudo, é preciso saber a forma correta de se fazer isso para que a conservação seja eficiente.

Armazenamento do alho na geladeira

A princípio, o alho processado pode ser armazenado na geladeira sem muitos problemas. Ele pode permanecer lá por alguns dias tranquilamente, sem perder suas propriedades. Porém, utilizando a técnica certa, a sua durabilidade pode ser imensamente aprimorada.

Para fazer com que o alho dure mais tempo, o ideal é que ele esteja muito bem processado, em pedaços bastante pequenos. Ao fazer isso, escolha um recipiente e despeje todo o alho. Em seguida, adicione azeite até que o alho fique completamente coberto. Por fim, basta a geladeira, onde agora pode durar até 15 dias.

Conservando a cebola processada

Em termos gerais, quando a cebola é nova, estando ainda fechada e inteira, ela pode durar até 5 semanas sem perder suas propriedades. Porém, ao picar ou processar ela, ela perde um pouco dessa durabilidade, mesmo que ela esteja sendo devidamente armazenada. Logo, a melhor opção para conservar a cebola por mais tempo é colocá-la no congelador, mas é necessário adotar alguns cuidados antes.

Primeiramente, assim que você tiver processado a cebola, coloque-as em uma forma grande. Nela, você deve separar a cebola em porções quadradas. Feito isso, leve ao congelador até que elas fiquem endurecidas e remova do congelador. Em seguida, remova as porções com as mãos e coloque em potes ou sacolas plásticas. Por fim, devolva ao congelador, para que sua dure até 6 meses.

Armazenamento do alho e cebola processados juntos

Conforme fora dito, além do alho e cebola serem ingredientes essenciais para muitos pratos, eles são utilizados juntos com bastante frequência. Com isso, processar e armazenar eles na geladeira é uma forma de facilitar o uso deles em pratos futuros. Entretanto, essa facilidade pode ser ainda maior ao armazenar eles juntos e pré-preparados.

A princípio, para armazenar o alho e cebola juntos, você pode optar por dourar eles um pouco antes. Porém, mesmo que você não deseje fazer isso, basta guardar em um pote de vidro com tampa, adicionar um pouco de óleo de cozinha e sal, e levar a geladeira. Assim, eles ficarão muito bem conservados por vários dias.

Leia também: Como conservar a tapioca por mais tempo sem perder seus benefícios

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação