5 erros comuns ao manusear os panos de chão de casa

Sem dúvidas, os panos de chão são um dos itens que mais utilizamos para a limpeza de casa. Sem eles, o uso dos produtos seria severamente dificultado. Entretanto, também é preciso saber utilizar eles corretamente, e evitar cometer alguns erros comuns. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e conheça 5 erros comuns ao manusear os panos de chão de casa.

À primeira vista, ter cuidados com os panos de chão pode parecer algo desnecessário. Porém, é preciso ter em mente que é através deles que podemos manter a casa limpa, aplicando os produtos necessários em todas as superfícies que precisam ser higienizadas. Ou seja, eles precisam estar em bom estado para que a limpeza seja eficiente.

Panos de chão

O uso doas panos de chão são totalmente necessários, afinal, depois de remover a quantidade excessiva de poeira e resíduos, lá vem ele, removendo aquela sujeirinha mais minúscula e até manchas que marcam o chão. Aliás, ele também é bem útil quando se pretende perfumar a casa com algum produtinho especial de limpeza. Mas, seu manuseio requer cuidados, então, preste atenção.  Agora, vamos listar 5 erros comuns ao manusear panos que chão, para que você não os cometa.

1. Utilizar o pano no momento errado

Talvez você tenha o costume de utilizar o pano de chão durante toda a limpeza da casa. Contudo, existem algumas etapas em que os panos de chão podem atrapalhar o processo. Ao limpar o piso, por exemplo, é necessário que ele tenha sido varrido ou aspirado antes de utilizar o pano. Caso contrário, a sujeira e poeira do chão apenas será espalhada pelo pano.

2. Trocando as funções dos panos de chão secos e úmidos

A forma em que os panos de chão são utilizados também podem ser diferentes dependendo da etapa da limpeza. Para remover sujeiras e resíduos impregnados de uma determinada superfície, o ideal é que o pano esteja úmido. Se estiver seco, a sujeira será apenas espalhada. Por outro lado, o pano seco pode ser utilizado ao final da limpeza, para remover o excesso de produtos e água.

3. Panos de chão de má qualidade

Pode parecer estranho, mas o tipo do pano de chão influência muito na qualidade da limpeza. Geralmente, aqueles que possuem uma composição mais sintética deixam a desejar, pois não limpam muito bem as superfícies. Portanto, tente dar preferência por panos de chão que sejam de microfibra. Estes são capazes de garantir uma boa limpeza, e sem deixar fiapos do tecido para trás.

4. Lavar e esfregar os panos no tanque

Depois da limpeza, os panos de chão acumulam muita sujeira. Afinal, são eles que removem os resíduos e poeiras das superfícies. Com isso, há a necessidade de lavar eles após um período de uso. Muitas pessoas costumam fazer essa lavagem no tanque, porém ela não é eficiente. O ideal é que o pano vá para a máquina de lavar.

5. Desinfecção antes da lavagem do pano

Conforme fora dito, os panos de chão precisam ser lavados na máquina de lavar antes de serem utilizados novamente. Entretanto, é preciso que eles sejam desinfetados antes, para que a sujeira acumulada neles não permaneça na máquina e, consequentemente, passe para outras roupas. Para fazer essa desinfecção, basta deixar o pano de molho, por 10 minutos, em um litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária.

Leia mais: Tem alergia ao sabão em pó? Conheça produtos naturais para substituir no dia a dia

DICAS VALIOSAS de como cuidar da sua MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS com muito carinho

A máquina de lavar roupas é indispensável em nosso dia a dia. Mas, você sabe mesmo como usá-la corretamente de modo a evitar danos a ela e às suas roupas? Aprenda neste vídeo:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915