Tem alergia ao sabão em pó? Conheça produtos naturais para substituir no dia a dia

Fique por dentro de alternativas para o sabão em pó e evite as alergias

A princípio, a alergia é uma condição de saúde bastante comum, que pode apresentar diversas formas de manifestação e diferentes graus de intensidade. Inúmeros elementos podem causar uma reação alérgica, como no caso do sabão em pó, que precisa ser substituído o quanto antes. Sendo assim, se você tem alergia ao sabão em pó, venha com o SaúdeLab e veja como substituir no dia a dia.

Em termos gerais, podemos ter uma determinada alergia desde que nascemos ou podemos adquirir uma com o passar do tempo. No caso da alergia adquirida, é muito comum que ela esteja relacionada a exposição de alguns produtos, especialmente os de limpeza e higiene, como no caso do sabão em pó. Logo, é importante ficar por dentro de alternativas para essas situações.

Detergente, bicarbonato de sódio e vinagre

Sem dúvidas, o bicarbonato de sódio é um dos produtos de casa mais versáteis. Ele pode ser utilizado para diversos tipos de limpeza, especialmente se estiver junto a outro elemento. No caso da lavagem de roupas, ele pode ser um grande aliado para os alérgicos, juntamente com um detergente, especificamente de coco, e vinagre de álcool. Todos eles serão utilizados em uma máquina de lavar, da mesma forma que os produtos convencionais.

Para usar esses dois produtos, utilize o detergente da mesma forma que o sabão líquido, colocando no reservatório da máquina de lavar a quantidade adequada para o nível de roupas.

Já o bicarbonato de sódio e o vinagre de álcool vão no compartimento do sabão em pó. Serão utilizados cerca de uma ou duas colheres de sopa do bicarbonato, e 90ml do vinagre a cada lavagem. Caso queira, você também pode utilizar o amaciante normalmente e evitar alergias de sabão em pó.

sabão de coco não dá alergia
Experimente usar o sabão de coco para evitar alergias – Fonte: Canva PRO

Sabão de coco com bicarbonato

Caso você prefira uma mistura que leve menos ingredientes que a anterior e evitar alergia do sabão em pó, existe uma opção que leva apenas dois produtos, e também garante uma boa limpeza. No caso, estes produtos são o sabão de coco e, novamente, o bicarbonato de sódio. Nessa alternativa, você pode optar por outro tipo de sabão se o de coco não for de seu agrado, porém ele é uma recomendação.

Comece ralando metade da barra do sabão, no formato que você preferir, dentro de um recipiente. Feito isso, agora basta adicionar o bicarbonato de sódio e misturar um pouco. Dessa forma, você já terá um sabão em pó alternativo para sua alergia, que já pode ser utilizado normalmente.

Contudo, ainda é possível complementar a mistura. Para fazer isso, acrescente cerca de 10 gotas de um óleo essencial de sua preferência.

Sabão líquido como substituto para a alergia ao sabão em pó

Por fim, o sabão em pó também pode ser facilmente substituído pelo sabão líquido. Este produto é fácil de se encontrar em mercados, e vai garantir uma limpeza eficiente e completa. Por outro lado, caso você queira evitar ao máximo os produtos químicos por causa da alergia a o sabão em pó, é possível fazer seu próprio sabão líquido.

Novamente, será necessário utilizar uma barra de sabão de coco ralada. Porém dessa vez, é preciso apenas misturar ele com água, suficiente para encher uma garrafa pet. Antes de reservar esse produto no recipiente de sua preferência, ferva-o bem em uma panela, para que fique tudo bem misturado e assim você tem um novo produto para evitar alergias do sabão em pó.

Leia mais: Misturinha segura para desinfetar o banheiro e deixar super cheiroso