Book Appointment Now
Outubro Rosa: como é feito o exame de mamografia? Qual idade indicada pelos especialistas?
O movimento Outubro Rosa tem abrangência internacional e nasceu nos Estados Unidos na década de 1990. Seu principal objetivo é de conscientização da prevenção do câncer de mama. Aliás, um dos exames essenciais para detecção deste tipo de doença é a mamografia e hoje, no SaúdeLAB, vamos falar um pouco mais sobre ele.
Exame de Mamografia
A mamografia é essencial para a detecção do câncer de mama em estágio inicial. Afinal, o tumor passar a ser perceptível pelo autoexame de mamas quando já apresenta de 2 a 3 cm de diâmetro. Nestas dimensões, o câncer já pode ser considerado avançado em alguns casos.
O exame é feito com o posicionamento da mama entre duas placas do mamógrafo, que faz a compressão da glândula mamária e gera uma espécie de RX. Desta forma, é possível identificar possíveis lesões, ainda que pequenas.
Para a realização do exame, o ideal é que a mulher esteja entre o 5° e 10° dia do ciclo menstrual, ou seja, após o início da última menstruação. Neste período a mulher sente menos sensibilidade nas mamas e faz com que o exame seja menos desconfortável.
Também é recomendado que a mulher não faça uso de cosméticos previamente ao exame, incluindo desodorantes. Geralmente, mulheres grávidas e lactantes não devem realizar o exame.
Ademais, mulheres com próteses mamárias devem aguardar ao menos 6 meses após a cirurgia para fazer o exame.
Com qual idade se faz a mamografia?
A campanha Outubro Rosa incentiva mulheres após os 40 anos a buscarem alternativas de prevenção ao câncer de mama. Mas, por que somente após os 40 anos?
O SaúdeLAB conversou com a mastologista Dra. Rafaela Cecílio Sahium que destaca que todos os exames de imagem servem para detectar as lesões não palpáveis, antes de aparecer os sintomas.
“A realização da mamografia como rastreamento é indicada após os 40 anos, pois vários estudos controlados e randomizados mostraram a redução da mortalidade por câncer de mama entre 15 a 30%.” Detalha Rafaela Sahium.
“Apesar do número de casos ter aumentado em mulheres mais jovens, o rastreamento mamográfico abaixo dos 40 anos é ainda controverso, pelo fato do risco e benefício não compensar, como demonstram alguns estudos atualmente. Nesta faixa etária os tumores são mais agressivos, e em estágios mais avançados, aumentando o risco de morte pela doença.” Completa.
“Há a diminuição da sensibilidade da mamografia nas mulheres abaixo dos 40 anos pelo fato de terem uma densidade mamária aumentada, além do risco da radiação. ” Ratifica.
“O rastreamento deve ser individualizado. Atualmente há a ressonância magnética associada à mamografia que é indicada a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco, determinadas pelo histórico familiar e pessoal, e baseados nas calculadoras de risco para câncer de mama.” Finaliza a mastologista.
Onde fazer o exame?
Se desejar fazer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) você deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência e solicitar o exame aos profissionais da unidade. Caso tenha plano de saúde fique atenta às campanhas e não deixe de participar. Aliás, durante seu atendimento aproveite para realizar o exame preventivo de câncer de colo do útero.
Leia também: Procura por mamografia cresce no Brasil após campanha Outubro Rosa
GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS
O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.