É possível evitar pedra na vesícula? Veja o que você pode fazer

Pessoas que nunca tiveram cálculos biliares podem reduzir o risco de serem afetadas adotando hábitos de vida saudáveis, principalmente se ajudarem a prevenir a obesidade.

Afinal, é possível evitar pedra na vesícula? A princípio, a resposta é sim. Certas medidas preventivas podem ser postas em prática para evitar o aparecimento de colelitíase. O SaúdeLab traz as principais informações sobre esse assunto tão importante na nossa saúde.

É possível evitar pedra na vesícula?

Pessoas que nunca tiveram cálculos biliares podem reduzir o risco de serem afetadas adotando hábitos de vida saudáveis, principalmente se ajudarem a prevenir a obesidade.

Uma vez que uma pedra se formou na vesícula biliar, ela não pode ser regredida apenas corrigindo a alimentação ou excesso de peso. Portanto, é necessário tratá-los, mas apenas se causarem problemas.

Um cálculo que não cause sinais ou sintomas não deve ser alvo de preocupação extrema. No entanto, comer bem e prevenir a obesidade oferece vários benefícios à saúde e pode reduzir o risco de desenvolver novas pedras.

Alimentos industrializados, ricos em sal e gordura são as piores escolhas, principalmente para aquelas pessoas que tem pré-disposição genética para pedra na vesícula. Lembre-se de evitar comer salsichas, linguiças processadas, presuntos gordos, sorvetes e todos os demais que seguem esse padrão.

Esforce-se para manter um peso normal

As pessoas que querem perder peso também devem fazê-lo gradualmente. Os especialistas recomendam perder apenas, de meio a dois quilos por semana, no máximo. É preferível apontar para uma menor perda de peso que possamos assim manter melhor e evitar o efeito sanfona, ou seja, engorda e emagrece e vice-versa.

Veja também: Especialista dá 7 dicas para uma alimentação saudável; veja os benefícios

evitar pedra na vesícula
Manter a alimentação saudável e praticar exercícios evita pedra na vesícula. Fonte Canva Pro

Pratique exercícios físicos regularmente

Fazer 30 minutos de atividade física de resistência por dia, 5 vezes por semana, reduz o risco de colelitíase sintomática, além de prevenir o excesso de peso. Esse efeito preventivo é observado tanto em homens quanto em mulheres.

Consuma gorduras boas

De acordo com os resultados do Health Professional Study – um grande estudo epidemiológico realizado ao longo de 14 anos na Harvard Medical School, pessoas que consomem principalmente gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas têm menor risco de colelitíase. As principais fontes dessas gorduras são os óleos vegetais, nozes e sementes.

Uma análise posterior desse mesmo coorte de indivíduos revelou que a alta ingestão de gorduras trans, derivadas de óleos vegetais hidrogenados (margarina e gordura vegetal), aumenta o risco de colelitíase.

Coma mais fibra dietética

A fibra alimentar, devido ao efeito de saciedade que proporciona, ajuda a manter a ingestão calórica normal e a prevenir a obesidade. Além disso, mantém o intestino saudável e funcionando normalmente.

As frutas e verduras também se encaixam numa dieta de prevenção de pedra na vesícula. Acrescente-as ao seu cardápio. assim como a cenoura, beterraba e alcachofra.

Leia também: Chá de alcachofra realmente emagrece? Conheça seus poderes e usufrua dos benefícios

Limitar a ingestão de açúcares (carboidratos)

Uma alimentação pobre em açúcares é recomendada para todas as pessoas. Haja vista que ela mantém o índice glicêmico lá nas alturas e isso pode provocar diabetes. Ademais, o excesso de carboidratos sobrecarrega o fígado e a vesícula, dificultando o processo de absorção dos alimentos. Essa sobrecarga aumentariam o risco de cálculos.

Beber água com limão evita pedra na vesícula

Pode parecer uma recomendação desnecessária, porém, a maioria das pessoas não ingerem água na quantidade certa. O correto é calcular 35 ml por cada quilo de peso. Esse volume deve ser preferencialmente de água. Para facilitar a ingestão, você pode beber água morna com limão pela manhã e ao longo do dia saborizar com frutas cítricas.

O limão é uma fruta rica em vitamina C e como tal é oxidante, sendo assim, ele ajuda a combater radicais livres, toxinas e consequentemente, evita pedra na vesícula.

Quais os sintomas de PEDRA NA VESÍCULA?

O cirurgião de aparelho digestivo, Dr. Arceu Scanavini, dá mais informações sobre pedra na vesícula. Confira!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação