Chá de Sete-sangrias: conheça a bebida que é depurativa do sangue

Aprenda a cultivar essa planta em casa e usufrua de todos seus maravilhosos benefícios!

Espécie oriunda da América do Sul, a sete-sangrias é uma planta medicinal utilizada pelos povos nativos há séculos como bebida depuradora do sangue – por isso seu significado relacionado à “sangria”, pois ela tem o poder de limpar as toxinas do sangue. Porém, você sabe quais são todos os maravilhosos benefícios desse chá? Confira hoje no SaúdeLab e veja também como cultivar a planta em sua residência.

Os benefícios da planta medicinal sete-sangrias

A planta medicinal sete-sangrias apresenta propriedades depurativas, que atuam na limpeza de toxinas e resíduos do sangue. Além disso, ela também confere ação diurética, laxativa, digestiva, sedativa, sudorífera, hipotensora, cardiotônica e antioxidante. Veja como usufruir dos maravilhosos benefícios para seu bem-estar.

1. Desinchar

Nesse sentido, é importante destacar que seu efeito diurético conduz à eliminação de resíduos e do excesso de água do corpo, ajudando no tratamento de casos de retenção de líquidos. Porém, a sete-sangrias não deve ser consumida para fins de emagrecimento, já que sua ingestão deve ser pontual, sob o risco de gerar desidratação, diarreia e outros efeitos colaterais se ingerida durante muito tempo.

2. Melhorar prisão de ventre

Todavia, seus benefícios ainda são muitos. Por oferecer propriedades laxativas, a sete-sangrias contribui para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, atuando na cura de processos de prisão de ventre. Do mesmo modo, ela também ajuda a regular o trânsito estomacal e intestinal.

3. Mais sono e menos ansiedade

Ademais, esta espécie também oferece ação sedativa, contribuindo para a diminuição de problemas como distúrbios do sono e ansiedade.

4. Controle de hipertensão e colesterol

Da mesma forma, ela também atua reduzindo a pressão arterial (hipertensão) e diminuindo o colesterol ruim do sangue, devido à suas propriedades diuréticas e hipotensoras.

5. Antioxidante

Por fim, a sete-sangrias possui um vasto efeito antioxidante, promovendo a depuração do sangue, o combate aos radicais livres do organismo, a melhora do sistema imunológica e o bom desenvolvimento da saúde da pele.

6. Saúde da pele

Nesse sentido, a planta também pode ser utilizada para tratamentos contra afecções cutâneas, como a psoríase e certos tipos de eczema.

chá sete-sangrias
Cultivar sete-sangrias tem muitas vantagens, o chá é uma delas. Canva PRO

Como cultivar a sete-sangrias

O cultivo da sete-sangrias se dá através do processo de estaquia, ou seja, do transplante de uma muda saudável para o solo. É importante salientar também que esta é uma espécie invasora, ou seja, se multiplica de forma muito rápida e costuma invadir o ambiente. Assim, o ideal é cercar o local de cultivo com pedras ou partes de tijolos, e fazer uma poda regular da planta.

Passo a passo para o plantio

1. Preparo do solo

O solo para plantio da sete-sangrias deve ser fértil, bem drenado e com boa quantidade de matéria orgânica. Assim, basta inserir a muda da planta em uma cova de cerca de 20cm de profundidade, compactando o substrato a seu redor. Por fim, faça uma rega moderada.

2. Tempo de germinação

Depois de plantada, a muda de sete-sangrias demora cerca de 5 meses para se desenvolver por completo.

3. Melhor época para cultivo

A sete-sangrias é uma planta que se adapta melhor em locais e climas úmidos. Assim, ela deve ser cultivada entre os meses de outono e inverno.

4. Regas

A irrigação do solo de cultivo deve ser feita a cada 3 dias nas estações quentes e 1 vez por semana nas estações frias, exceto em dias de chuva. Do mesmo modo, evite encharcar o solo.

5. Luminosidade

A sete-sangrias aceita ser cultivada tanto em locais com incidência direta de luz solar quanto em ambientes à meia luz.

Qual a melhor forma de aproveitar a sete-sangrias

A melhor forma de aproveitar os benefícios da sete-sangrias é através da ingestão do chá da planta, preparo com a infusão de suas folhas e flores. Assim, basta adicionar 1 colher de chá de folhas e flores de sete-sangrias picadas em 1 xícara de água já fervida. Aguarde por 10 minutos, coe e beba. A ingestão de consumo indicada é de até 2 vezes ao dia.

Porém, é necessário fazer um alerta: o chá de sete-sangrias não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças. Além disso, a bebida não deve ser ingerida por quem possui pressão baixa ou por indivíduos que já fazem usos de medicamentos para controlar a pressão. Nesse sentido, é importante destacar que o consumo excessivo pode levar à uma série de efeitos colaterais, e até à paradas cardíacas. Por isso, consulte sempre um médico especialista antes de iniciar o consumo.

Leia mais: Para que serve a flor de malva? Veja 07 benefícios dessa planta medicinal linda e cheirosa

As 5 PLANTAS mais FÁCEIS de cuidar para você ter em CASA!

Veja aqui nesse vídeo informações para facilitar o cuidado com suas plantas e mantê-las saudáveis, lindas e floridas o ano todo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação