Pelinhas nas unhas e onicofose: o que causa e como evitar que apareçam

Entenda melhor o que as pelinhas ao redor das unhas significam

A princípio, é bastante comum que, ao redor de nossas unhas, apareçam algumas pelinhas soltas ou mesmo sensibilidade nos cantos delas. Para muitos, esse tipo de situação pode ser bem incômodo. Portanto, é interessante tentar entender melhor porque isso ocorre. Venha com o SaúdeLab e confira detalhes sobre a onicofose e as pelinhas nas unhas, e o motivo de aparecem ao seu redor.

À primeira vista, as pelinhas nas unhas são algo completamente normal e inofensivo. Afinal, muitas pessoas apresentam esse fenômeno e não encontram problema algum. Por outro lado, elas também podem gerar um certo desconforto, tanto físico quanto aparente, principalmente se tentamos eliminá-las de forma errada.

O que são as pelinhas nas unhas?

Na podologia, existem pelinhas que ficam ao redor das unhas que são denominadas de onicofose. Em termos gerais, essa estrutura se consiste em uma espécie de calo e acúmulo de pele, que se forma nas laterais e embaixo das unhas. Assim como calos comuns, a onicofose surge através do excesso de atrito local. Ou seja, as pelinhas nas unhas surgem quando a região sofre um atrito maior que o normal.

Contudo, o atrito não é a única causa possível da onicofose. Se você tem o costume de ficar arrancando as peles dessa região dos dedos de maneira incorreta, o corpo começa a interpretar que há uma falta de pele nessa área. Dessa forma, ele passa a produzir cada vez mais pele no local, levando a onicofose.

Leia mais: Cuidados essenciais com as cutículas das unhas: use o passo a passo perfeito

pelinha nas unhas e onicofose
Os cuidados diários podem evitar pelinhas nas unhas e onicofose – Canva PRO

A onicofose pode ocorrer nas unhas das mãos e pés?

Conforme fora dito, o atrito na pele é um dos responsáveis pelas pelinhas nas unhas. Logo, se pele dos dedos de sua mão ou pés sofrem com um atrito frequente, é provável que você desenvolva a onicofose em ambas as regiões. Por outro lado, esse fenômeno é muito mais comum nos pés do que nas mãos.

Essa maior incidência nos pés se dá por conta dos calçados que utilizamos. Na maioria das vezes que vamos para algum lugar, costumam estar utilizando calçados fechados. Com isso, os pés acabam sofrendo um atrito maior do que as mãos.

Portanto, se você utilizar calçados por muito tempo e se movimentar bastante, ou caso os seus sapatos sejam apertados, você provavelmente irá notar o desenvolvimento das pelinhas nas unhas do pé.

Como combater a onicofose corretamente?

Antes de mais nada, sempre evite arrancar ou remover as pelinhas das unhas de forma traumática. O primeiro passo para resolver o problema é consultar um podólogo ou médico especializado. Dessa forma, será possível determinar o que está causando a onicofose, e desenvolver uma solução a partir disso.

Depois de consultar um podólogo, haverá algumas opções de tratamento, que vão variar para cada caso. Uma delas se consiste em apenas remover as pelinhas das unhas, utilizando ferramentas e técnicas profissionais.

Entretanto, também existem aparelhos que podem abrir a curvatura da unha, permitindo que as pelinhas se desenvolvam sem dar prejuízos, e medicamentos que retraem as cutículas, que podem ser utilizados em casa, porém precisam ser indicados por profissionais capacitados.

Ressecamento pode causar pelinhas nas unhas

Outrossim, a exposição das mãos ao uso de detergente, uma unha malfeita e até falta de cuidados com a pele fazem surgir pelinhas nas unhas.

Em contrapartida, reveja sua rotina de cuidado com as mãos para prevenir o ressecamento advindo do uso de produtos químicos ou pós manicure.

  • Uma boa opção é usar luvas de silicone durante as tarefas da casa, tendo a cautela de lavar bem as mãos ao final e retirar todo o talco deixado por ela.
  • Ademais, privilegie o uso de hidratantes naturais nas mãos e pés antes de dormir, e potencialize os efeitos de hidratação com meias ou uso de plástico filme.
  • Cuide da alimentação para ter uma pele mais saudável e resistente, a vitamina C é sua aliada.
  • Faça massagens com óleo de coco, amêndoa ou outro que preferir para hidratar as cutículas com frequência.

Gostou de saber essas novidades e como cuidar melhor das unhas? Confira outros artigos para aprender ainda mais. Compartilha com seus amigos esses conteúdos importantes para manutenção da saúde.

Leia mais: O que as linhas verticais nas unhas podem significar?

Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas para manter sua pele sempre saudável e bonita

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação