O que as linhas verticais nas unhas podem significar?

Entenda melhor o significado das linhas verticais que as unhas podem ter

Os cuidados com a saúde também incluem a nossa beleza e aparência em diversos aspectos. As nossas mãos, por exemplo, precisam sempre receber a atenção necessária, sendo importante observar sempre as unhas, afinal elas podem nos dar sinais de que alguma coisa não vai bem. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda o que as linhas verticais nas unhas podem significar.

À primeira vista, o surgimento das linhas verticais nas unhas pode parecer algo inofensivo. De fato, é um fenômeno muito comum, e que não representa um grande perigo eminente para a saúde. Entretanto, ainda é uma discrepância e anormalidade nas unhas. Logo, é preciso ficar de olho e tomar alguns cuidados importantes.

Significado das linhas verticais nas unhas

De antemão, o aspecto e aparência das nossas unhas não são apenas detalhes da nossa estética. Assim as outras partes do nosso corpo, as unhas podem emitir ou demonstrar sinais físicos de que há algum problema com elas. Um desses sinais são as linhas verticais, que aparecem na superfície como se fossem estriais.

Em pessoas mais idosas, especialmente mulheres, é muito comum o surgimento das linhas verticais nas unhas. Nesses casos, se trata de um fenômeno relativamente natural, visto que as nossas unhas tendem a perder a sua vitalidade com o passar do tempo. Logo, as unhas de pessoas mais velhas tendem a demonstrar sinais como esse. Por outro lado, existem outras causas relacionadas com as linhas verticais.

O que as linhas verticais nas unhas podem significar?
O que as linhas verticais nas unhas podem significar? Foto: Canva PRO

O que causa o surgimento das linhas verticais?

Se suas unhas estiverem apresentando esse sinal, procure o atendimento de um dermatologista. Ele saberá lhe dizer o que está causando esse problema no seu caso em específico. Contudo, existem alguns fatores que acabam sendo os responsáveis mais comuns por causar as linhas verticais nas unhas. Dentre eles, podemos citar:

  • Falta de consumo ou acesso a vitaminas, especialmente a vitamina D.
  • Costume de roer as unhas, traumatizando o aspecto físico delas.
  • Contato e uso de produtos químicos, como os de limpeza de casa.
  • Possível caso de hipotireoidismo.

Como tratar e se prevenir desse fenômeno?

Conforme fora dito, quando você apresenta as linhas verticais nas unhas, é importante consultar um dermatologista, para que ele possa determinar a causa do problema. Dessa forma, ele também poderá te orientar sobre a melhor forma de solucionar o problema. Muitas vezes, o médico irá prescrever medicamentos e pomadas especiais para esse tipo de tratamento.

Alguns hábitos podem servir tanto como tratamento como prevenção desse fenômeno. Ao manusear produtos químicos, por exemplo, procure sempre estar equipado com luvas. O uso de hidratantes comuns nas mãos também é muito bem-vindo, bastando aplicar nas unhas e região. Por fim, como a falta de vitaminas pode estar relacionado com esse problema, é importante buscar manter uma alimentação saudável e balanceada.

Leia mais: O que significa ter o pé chato? Conheça as principais causas e como tratar

Você sabe o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza. Por isso, hoje, no News Cotidiano, vamos te dar dicas para ter uma boa rotina de autocuidado.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação