Como fazer para clarear os cotovelos? Veja dicas e melhore a aparência

Se você se incomoda com a aparência dos seus cotovelos, confira alguns cuidados

De maneira geral, existem algumas regiões da nossa pele que precisam de mais cuidados do que outras. O nosso rosto, por exemplo, é muito delicado, e, portanto, necessita de bastante atenção. Contudo, muitas vezes acabamos esquecendo de regiões como o cotovelo, onde costuma ser mais escura e grossa. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer para clarear os cotovelos e melhor a aparência dele.

A princípio, as articulações do joelho e cotovelo geralmente têm sua pele mais grossa do que o normal, por motivos diversos. Ademais, justamente por ser mais grossa, a pele dessas áreas também costuma ser mais escura. Essa junção de características pode ser incômoda para algumas pessoas, fazendo com que elas busquem formas de cuidar e clarear os cotovelos. Felizmente, existem técnicas simples que podem ajudar nisso.

Por que a pele do cotovelo é mais escura?

Conforme fora dito, umas das razões pela cor mais escura da pele do cotovelo é a sua grossura, juntamente com seu excesso. Essas características são comuns na pele de regiões de dobras do corpo. Ou seja, articulações como o cotovelo e joelho, que são constantemente expostas, apresentam uma pele mais grossa e excessiva para se proteger do atrito e de possíveis choques, que certamente podem causar o escurecimento.

Por outro lado, existem outros fatores que também podem contribuir para o escurecimento dessa região da pele. A exposição ao Sol, por exemplo, sempre exerce grande influência na pele, e com os cotovelos não é diferente. Porém além disso, os níveis hormonais do nosso corpo, a gravidez, o excesso de peso e até mesmo algumas doenças, também podem ter alguma participação na coloração do cotovelo.

creme caseiro para clarear cotovelos
Conheça opções para clarear seus cotovelos com sucesso. canva PRO

Como fazer para clarear os cotovelos?

Antes de mais nada, para clarear os cotovelos, é importante ter em mente que a melhor alternativa é o atendimento de um dermatologista ou médico especializado.

Cuidado com o uso de misturas caseiras, especialmente se elas levam limão em sua composição, visto que ele pode ser prejudicial para sua pele se houver exposição solar após o uso.

Dito isso, caso deseje usar bicarbonato com limão, essa opção pode te ajudar a clarear os cotovelos escurecidos. Você vai precisar do caldo de 1 limão espremido misturado em uma colher rasa (sopa) de bicarbonato. Esfregue a mistura, deixe agir por no máximo 10 minutos e enxague com água morna em abundância. Hidrate-os com óleo natural (coco, azeite de oliva etc.). Lembre-se de não tomar sol enquanto durar o tratamento, que pode ser feito 1 a 2x na semana até a melhora das manchas.

Além dessa misturinha poderosa, você pode deixar um algodão embebido com a mistura de água oxigenada (10 volumes) e água (em partes iguais) sobre os cotovelos. E após 15 a 20 minutos, enxague bem e hidrate bem a pele, massageando óleo ou creme da sua preferência.

Ácidos

Por conseguinte, dentre as principais opções de tratamento para clarear os cotovelos, é possível realizar a despigmentação com peeling químico. Esse processo é empregado não apenas para clarear os cotovelos, mas também outras partes do corpo. Já em outras abordagens, é possível que o médico apenas recomende o uso de cremes à base de hidroquinona, cujo princípio é justamente de clarear os cotovelos e outras regiões da pele.

Outros cuidados com os cotovelos

Por fim, agora que você já sabe o que fazer para clarear os cotovelos, é preciso ter em mente que existem outros cuidados muito importantes com ele. Afinal, toda a nossa pele precisa de cuidados, os quais vão muito além do clareamento. O cotovelo, por exemplo, tende a ser bastante áspero, sendo necessário reforçar a atenção.

Assim como no restante da pele, o cotovelo precisa sempre ser muito bem hidratado. Atualmente, existem inúmeras opções de cremes corporais hidratantes, portanto basta apenas pesquisar as melhores opções ou buscar por recomendações. Ademais, o ideal é que a hidratação seja acompanhada de outros cuidados, como a esfoliação, que é muito importante para peles mais grossas e ásperas como as dos cotovelos.

Leia mais: Descubra TUDO o que você precisa saber antes de usar babosa no seu rosto ou cabelo

Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas para manter sua pele sempre saudável e bonita

Janaína Barros entrevista Priscila Narcizo, empresária no ramo na beleza. Confira dicas especiais para se ter uma pele incrível.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação