Mitos e verdades sobre a esfoliação de pele: fique por dentro das novidades

Para cuidar da pele de forma saudável, é importante conhecer melhor a esfoliação

A princípio, os cuidados com a pele são essenciais para a manutenção da saúde e beleza da mesma. Um desses cuidados é a esfoliação de pele, a qual é praticada por muitas pessoas. Entretanto, mesmo ela sendo benéfica para pele em alguns aspectos, existem algumas ressalvas muito importantes a serem feitas. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar mitos e verdades sobre a esfoliação de pele.

Com o passar do tempo, as rotinas de skincare ganharam uma popularidade muito grande. Consequentemente, foi-se desenvolvendo uma variedade de cuidados, incluindo diferentes tipos de esfoliação da pele. Porém dentro desse desenvolvimento, surgem métodos e técnicas que não são necessariamente bons para a pele, podendo ser até mesmo prejudiciais. Por isso é preciso ter muito cuidado com a rotina de skin care que você for adotar.

Como funciona a esfoliação da nossa pele?

A nossa pele é composta por diversas camadas, de forma que as células delas possuem um determinado ciclo de vida. Nele, as camadas mais profundas dão origem as camadas mais superficiais, e as células destas eventualmente morrem. Com isso, na superfície, ocorre o acúmulo de células mortas, que além de poder ser prejudicial para a saúde da pele, impede a aplicação eficiente de produtos.

Para solucionar esse problema, é preciso que a pele passe pela esfoliação. Esse processo atua como uma forma de limpeza da pele, removendo a camada de pele morta da superfície através de cremes com pequenas partículas de resíduos sólidos. Porém, apesar de sua essencialidade para a manutenção da saúde da pele, é preciso tomar cuidado com o tipo de esfoliação.

Leia mais: Conheça os tratamentos ideais para repor o colágeno e a flacidez da pele de mulheres maduras

É possível fazer esfoliação de pele com açúcar. Mito ou verdade?

MITO. Apesar de ser uma opção caseira bastante popular, esfoliar a pele com açúcar pode ser muito prejudicial, especialmente se feito com frequência. Isso se dá pelo fato de que os cristais de açúcar são muito irregulares, podendo machucar a pele.

A esfoliação pode fazer mal em peles oleosas

VERDADE. Em peles oleosas, a esfoliação não só irá remover as células mortas como também a própria oleosidade. Isso causa um efeito rebote no organismo, fazendo com que ele produza ainda mais sebo para compensar o que foi removido. Logo, quem tem pele oleosa deve dobrar a atenção com a esfoliação.

A esfoliação de pele seca precisa ser mais cautelosa

VERDADE. Por ser um processo que remove uma camada de pele, a esfoliação pode machucar a pele seca com maior facilidade. Ademais, ela também pode fazer com que a pele fique ainda mais sensível.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

A esfoliação semanal da pele é prejudicial.

MITO. À primeira vista, esfoliar a pele toda semana pode parecer um hábito muito frequente. Contudo, esse intervalo de tempo é o ideal para manter a saúde da pele em dia.

É preciso tomar cuidado com a esfoliação no inverno

VERDADE. Durante o inverno, a nossa pele fica mais sensível e com um manto lipídico reduzido. Ou seja, ela possui uma proteção muito menor. Logo, um processo agressivo como a esfoliação de pele precisa ser feito com muito mais cuidado e menos frequência.

Se você esfregar mais forte, melhor será o resultado. Mito ou verdade?

MITO. A esfoliação precisa ser feita com calma, cuidado e leveza, focando apenas em uma limpeza superficial. Se você aplicar muita força enquanto estiver aplicando o produto, pode haver danos muito graves para a pele.

Leia mais: Cicatriz de acne: Como prevenir? E se você tem, como cuidar?

Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas para manter sua pele sempre saudável e bonita

Janaína Barros entrevista Priscila Narcizo, empresária no ramo na beleza. Confira dicas especiais para se ter uma pele incrível. Afinal, manter a saúde é passo importante para elevar sua autoestima.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação