Acne ou rosácea? Saiba qual é o adversário oculto da defesa brasileira na Copa do Mundo

Fora dos campos, o goleiro da seleção chama atenção pela inflamação no rosto e levanta o alerta para os cuidados adequados

Alisson Becker é considerado o galã da Seleção Brasileira. Gaúcho de Novo Hamburgo, dono da camisa 1 do Brasil e do Liverpool, na Inglaterra e segundo goleiro mais caro da história do futebol, o atleta chama atenção fora dos campos tanto pela sua beleza, mas também pela vermelhidão na região do rosto. Entenda a condição, aqui no SaúdeLAB.

Rosácea ou Acne?

Alguns dizem que é acne e outros rosácea. A diferença entre as duas condições é que a acne é um processo inflamatório bacteriano das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, e a rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, muitas vezes genética.

Mas afinal, qual é o caso de Alisson? De acordo com a esteticista dermaticista Patrícia Elias, o goleiro está passando pelas consequências da rosácea. “A exposição ao sol e situações de estresse são os principais inimigos de quem sofre com este problema”, afirma a especialista. “A exposição em excesso ao sol pode ser prejudicial para a saúde da pele, ocasionando a dilatação dos vasos, transpiração excessiva e, como o suor possui sódio, a pele fica sensível. A alta temperatura estimula a produção de sebo que serve de alimento para as bactérias. Para evitar que a rosácea evolua e desencadeie pústulas ou até mesmo fimatosa, que é uma deformação na cartilagem do nariz, é de extrema importância usar corretamente um filtro solar de alta qualidade com FPS alto com ação calmante e antioxidantes”. Nos meses mais quentes, utilizar o protetor solar de uso oral pode ajudar a potencializar o protetor solar de uso tópico.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

Temperatura interfere

Mesmo que a Fifa tenha programado o evento para o final do ano para evitar as altas temperaturas no verão, ainda assim os termômetros passam dos 30°C no Qatar. Além dos cuidados diários, Patrícia indica higienizar o rosto com água fria para aliviar a inflamação, além de escolher um bom sabonete. “A utilização da aloe vera, conhecido também como gel de babosa, misturada com uma gota do óleo essencial de lavanda francesa é muito bom para recuperação da pele. Um tônico calmante ou água termal também são muito bem-vindos”, destaca.

A esteticista também sugere uma receita caseira simples com chá de camomila para complementar a rotina de skincare. “A camomila atua como anti-inflamatório e calmante potente devido aos compostos químicos presentes em sua composição. A recomendação é utilizar os sachês como compressa gelada no rosto para diminuir a sensação de inchaço e inflamação”.

A alimentação deve receber os mesmos cuidados, como por exemplo evitar comidas com muito sódio, açúcar, fritura, pimenta e bebidas alcoólicas. Beber bastante água e consumir alimentos que ajudam a prevenir a inflamação também podem auxiliar, como cúrcuma, própolis, alimentos com Vitamina C, zinco, magnésio, betacaroteno e outros.

Para quem busca um resultado mais rápido, em clínicas de estética o tratamento é realizado com luz pulsada, led terapia, Ilib terapia, ozônio terapia e ativos calmantes.

Leia mais: Melasma: entenda as causas e saiba como tratar as manchas no verão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação