Quais as causas da asma? Saiba tudo agora

A asma é uma condição respiratória complexa e multifatorial. Mas, quais são as causas da asma? Este distúrbio crônico das vias aéreas afeta pessoas de todas as idades, embora frequentemente comece na infância.

A doença é caracterizada por episódios recorrentes de sibilância (som agudo, semelhante a um assobio, produzido durante a respiração), falta de ar, aperto no peito e tosse, particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã.

A asma surge da interação entre fatores genéticos, ambientais e ocupacionais, levando a uma inflamação crônica e ao estreitamento das vias aéreas. Entender as causas subjacentes é fundamental para o manejo eficaz e a prevenção dos sintomas asmáticos.

Quais as causas da asma?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza cerca de 235 milhões de asmáticos em todo o mundo. Muitas dessas pessoas também sofrem de alergias, especialmente a pólens, ácaros, poeira, animais e fungos, que podem desencadear os sintomas e levar a um ataque.

Durante esses ataques, os músculos das vias aéreas se contraem, a membrana mucosa incha, fica irritada e produz muco mais espesso, e a respiração torna-se ofegante, difícil e debilitante diariamente. Mas a alergia não é a única causa a ser conhecida para evitar ataques. Aqui estão algumas outras razões.

Período menstrual

Em algumas mulheres, os sintomas de asma pode piorar perto ou perto da época do ciclo menstrual. Esse agravamento está ligado a variações hormonais .

A causa: estrogênio, que torna as vias aéreas mais sensíveis. Para tratar essa asma pré-menstrual, você pode prescrever antileucotrienos. A contracepção oral também atenuou as alterações no pico de fluxo expiratório e na hiperresponsividade das vias aéreas .

Emocional

Estresse, raiva forte, medo repentino ou qualquer outra emoção forte pode levar a um ataque de asma. A imagem cerebral provou a ligação entre emoções e reações inflamatórias. Portanto, seria recomendado para os asmáticos evitar situações que provocam ansiedade. Mais fácil falar do que fazer.

Exercício físico

A atividade física , especialmente em climas frios, às vezes é arriscada para os asmáticos. Existe também uma forma específica de asma que se manifesta pela prática de atividade física chamada asma por exercício.

No entanto, o esporte não é contraindicado. Pelo contrário: praticado respeitando algumas regras de segurança, permite limitar o stress e controlar melhor os sintomas. Mas algumas disciplinas devem ser evitadas. Entre os fortemente desaconselhados : mergulho com garrafas, corrida, piscina, por causa do cloro que pode agravar a asma , além de esqui e patinação.

O objetivo é evitar associar hiperventilação , esforço e ar frio, que aumentam o risco de convulsões. A prática de um esporte de intensidade moderada e que não exija muito fôlego é fortemente recomendada, pelo menos no início. Se a pessoa com asma é alérgica ao pólen , é melhor evitar esportes ao ar livre durante o período de febre do feno, bem como nos dias de pico de poluição.

Lembre-se também de aquecer por quinze minutos para abrir os brônquios adequadamente. O início e o fim da atividade devem ser praticados gradativamente, a fim de evitar esforços bruscos.

Peça conselhos ao seu médico sobre como escolher a atividade esportiva certa para sua condição. Se necessário, ele também pode prescrever salbutamol, medicamento autorizado para atletas asmáticos , para ser tomado antes e, possivelmente, durante o exercício.

Veja também: 

Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação