Como escolher o protetor solar ideal? Entenda as siglas e proteja sua pele

As siglas presentes no protetor solar são importantes para determinar suas propriedades

O protetor solar é um produto essencial para garantir a saúde da pele. Entretanto, para muitas pessoas, escolher o protetor certo pode ser algo complicado. Um dos motivos que contribuem para isso são as siglas presentes na embalagem, que realmente podem ser confusas. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda as siglas do seu protetor solar e saiba como escolher melhor.

De antemão, muitas pessoas pensam que o uso do protetor solar é necessário apenas quando se vai a praia, clube e outros lugares ensolarados. Entretanto, na realidade, ele deve estar incluso nos cuidados diários com a pele. Afinal, sofremos com a exposição ao Sol todos os dias, a todo momento. Logo, é preciso saber escolher bem o protetor para que ele sirva para o propósito que você deseja.

Importância do protetor solar para a pele

Primeiramente, antes de falar sobre como escolher o melhor protetor solar, é preciso destacar a importância que esse produto de fato de tem. De maneira geral, a nossa pele está constantemente exposta ao ambiente a nossa volta. Ou seja, a sujeira, microrganismos e resíduos no ar e superfícies entram em contato com ela todos os dias, a todo momento. Contudo, apesar destes serem problemáticos, precisamos ter uma atenção especial com o sol.

Os raios solares são grandes responsáveis por problemas de pele, envelhecimento precoce e aceleramento do desgaste dela. Logo, o uso do protetor acaba sendo tanto uma questão de saúde, quanto de estética. A partir do uso dele, é possível prevenir doenças, amenizar rugas e combater sinais de envelhecimento.

Leia mais: 5 erros comuns ao usar filtro solar que podem afetar sua pele e você não sabe

O que cada sigla da embalagem significa?

A presença das siglas do protetor solar servem para orientar ao consumidor qual é o tipo de produto que ele está levando para casa. Assim, como existem diferente tipos pele e de exposição aos raios UV desde os mais intensos até os mais discretos, cada filtro vai ter uma certa cobertura. Entenda a seguir:

FPS:

Essa é a sigla que define o Fator de Proteção Solar. É muito comum encontrar protetores com 15, 30, ou até mesmo 70 FPS. Esse valor se refere ao tempo em que a pele, com o produto, pode ficar exposta ao Sol sem ficar vermelha. Ou seja, quanto maior for o FPS, maior a durabilidade do efeito. Porém, isso não significa que protetores com FPS menor sejam ruins, apenas que duram por menos tempo.

PPD

Essa sigla vem do inglês “Persistent Pigment Darkening” e também pode ser representado por FP-UVA, e se refere basicamente ao grau de proteção que o protetor solar oferece contra raios ultravioleta. Ele é medido com base no tempo que a pele leva para começar a sofrer os efeitos quando exposta. Geralmente, um bom protetor solar precisar ter no mínimo 10 de PPD.

PA+

De maneira geral, essa sigla serve como uma escala para o PPD. Por exemplo, é possível encontrar protetores com PA+, PA++, PA+++ e PA++++. No caso, o PA+ com menor grau de proteção, e o PA++++ com maior grau de proteção.

UVA e UVB

Ambas as siglas são referentes a Raios Ultravioletas. O UVA são os raios responsáveis pela vermelhidão e queimaduras na pele, e são mais fortes entre as 10 e 16 horas. Já o UVB são raios emitidos constantemente, desde o nascer até o por do Sol e durante todas as estações, e está diretamente ligado ao envelhecimento precoce.

Como fazer para escolher um bom protetor solar?

A escolha do filtro solar adequado é fundamental para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele. No entanto, existem diversos tipos de filtros solares disponíveis no mercado, e escolher o certo pode ser uma tarefa desafiadora.

A primeira coisa a se considerar é o tipo de pele. Portanto, pessoas com pele clara e sensível devem optar por filtros solares com fator de proteção alto (acima de 30) e com proteção contra os raios UVA e UVB.

No entanto, as pessoas com pele morena podem escolher filtros solares com fator de proteção médio (entre 15 e 30) e também com proteção contra os raios UVA e UVB.

Aliás, outro fator a ser levado em conta é a textura do filtro solar. Pessoas com pele oleosa devem optar por filtros solares oil-free ou com textura mais leve, enquanto que pessoas com pele seca podem escolher filtros solares hidratantes.

Além disso, é importante lembrar que os filtros solares precisam ser reaplicados a cada 2 horas, especialmente se a pessoa estiver suando ou se molhando. Também é recomendável escolher filtros solares resistentes à água.

Outra opção para quem busca maior proteção é o uso de roupas com proteção solar, como camisetas com proteção UPF (fator de proteção ultravioleta) ou chapéus com abas largas.

Leia mais: Cosméticos com FPS protegem mesmo? Especialista responde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação