Como evitar o desperdício de alimentos? Confira essas dicas importantes

A princípio, é muito comum sobrar comida depois de fazermos nossas refeições, especialmente nos almoços em família, que geralmente são refeições bem grande. Porém quando isso acontece, é muito importante tomar os cuidados necessários para que não haja desperdício da comida. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar dicas importantes para evitar o desperdício de alimentos.

De maneira geral, o desperdício é algo que infelizmente é bastante comum, e pode ocorrer com qualquer tipo de produto. Porém ele é muito mais preocupante quando ocorre com comida. Portanto, é muito importante ficar por dentro de medidas e hábitos de vida que possam nos ajudar a evitar o desperdício de alimentos.

Os problemas do desperdício de comida

Todo ano, são produzidas quase 4 bilhões de toneladas de comida ao redor do mundo. O Brasil está entre os grandes responsáveis por isso, visto que somos um dos maiores produtores de comida. Porém infelizmente também estamos entre os países que mais desperdiçam comida. No geral, o mundo desperdiça anualmente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, sendo o Brasil sendo o Brasil responsável por cerca de 41 mil delas.

Sob esse ponto de vista, por mais que ela tenha incontáveis causas, a fome do mundo poderia ser solucionada se todo alimento fosse realmente aproveitado. Ao mesmo tempo, quando uma comida é desperdiçada, significa que todos os recursos naturais usados em sua produção também foram. Com isso, fica claro que nós devemos fazer a nossa parte para evitar o desperdício de alimentos, e lutar contra esse problema em todas as esferas.

Leia mais: Como armazenar morango na geladeira para durar mais? Aprenda a conservar mais tempo

Dicas importantes para não desperdiçar alimentos

  • Aproveite os alimentos por completo: é muito comum as pessoas consumirem apenas parte de determinadas comidas, especialmente no caso de frutas e vegetais. Os talos, raízes, cascas e sementes desses alimentos, que na maioria das vezes são descartados, muitas vezes podem ser aproveitados para fazer pratos diversos.
  • Atente-se a quantidade de comida: um dos motivos que levam as pessoas a desperdiçarem a comida é que as suas refeições costumam ter sobras demais, ou elas compram alimentos demais no mercado. Por estarem em grande quantidade, acaba não havendo tempo suficiente para que a pessoa consuma tudo antes que estrague. Logo, é preciso ter moderação com a quantidade de comida que você costuma preparar em casa.
  • Fuja dos padrões de consumo: atualmente, somos muito influenciados a ter preferência pelos alimentos que são maiores, mais bonitos ou polidos, especialmente com frutas. Isso infelizmente faz com que os mercados descartem os alimentos fora desse padrão. Logo, dar preferência por eles pode ajudar a evitar o desperdício.
  • Apreenda a conservar corretamente: outro grande problema que leva ao desperdício é a desinformação em relação à conservação dos alimentos. Se uma determinada comida não é bem armazenada, ela estraga com muito mais facilidade.

A reciclagem de alimentos pode ser muito proveitosa

Conforme fora dito, alimentos desperdiçados fazem com que todos os recursos naturais utilizados na produção deles também sejam desperdiçados. Porém, além disso, como eles se tornam lixo, o ambiente também é poluído. Sob esse ponto de vista, é interessante procurar por formas de aproveitar alimentos que não seja através do consumo alimentar. Por exemplo, cascas, raízes e folhas de vegetais e frutas que não estão boas para serem comidas ainda podem ser usadas para fazer adubos e outros produtos.

Leia mais: Como saber se o frango está estragado? Qual a maneira correta de conservar? Confira agora mesmo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915