Como fazer para congelar temperos frescos? Saiba como conservar salsa e a cebolinha

Congelar alimentos é uma das melhores maneiras de manter eles bem conservados, já que dessa forma eles podem durar por muito mais tempo. Porém nem todo mundo sabe que é possível congelar temperos como a salsa, cebolinha e outras ervas frescas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba como fazer para congelar temperos frescos como a salsa e a cebolinha.

A princípio, por mais que congelar realmente seja um boa forma de preservar comida, nem todo tipo de alimento pode ser congelado. Alimentos naturais, por exemplo, precisam de alguns cuidados especiais para que não estraguem no processo. Isso inclui formas de congelar temperos frescos, como a salsa e a cebolinha.

Como congelar salsa corretamente?

  • Comece lavando o maço de salsa sob água corrente, ou fazendo uma limpeza mais profunda, dependendo do estado dela.
  • Feito isso, seque elas levemente, utilizando um pano de prato ou papel toalha.
  • Agora, utilizando uma faca, pique o maço muito bem, até ficar em pedaços bem pequenos.
  • Leve a salsa picada para um pote ou recipiente com tampa de sua preferência.
  • Por fim, coloque o recipiente no congelador.

Além da higienização da salsa, o passo mais importante para a conservação dela é a escolha do recipiente. Procure utilizar um que tenha uma boa vedação, e que seja de um material de qualidade. Dessa forma, é possível garantir que a salsa não perca suas propriedades.

Leia mais: É possível congelar milho na espiga? Veja essas dicas para conservá-lo

E a cebolinha? Como fazer para congelar?

  • Assim como a salsa, comece higienizando o maço de cebolinha, seja em água corrente ou com uma limpeza profunda.
  • Novamente, utilizando um papel toalha ou pano de prato, seque bem o maço de cebolinha, a fim de remover o máximo de umidade possível.
  • Com uma faca, retire as pontas mais finas da cabelinha, e comece a fatiar ela em rodelas bem finas, picando bem todo o maço.
  • Coloque a cebolinha picada em uma forma e leve para o congelador para que ela fique mais consistente.
  • Depois de algumas horas, retire a forma e passe a cebolinha para um recipiente com tampa.
  • Enfim, volte a cebolinha para o congelador, agora em um recipiente vedado.

Levar cebolinha em uma forma para o congelador, antes de armazená-la por definitivo, é uma forma de prevenir que os pedaços fiquem muito grudados. Com isso, o uso do tempero ao cozinhar acaba sendo mais fácil.

Dica para congelar temperos frescos no geral

Conforme fora dito, alimentos naturais precisam de alguns cuidados extras para serem bem congelados. No momento, você já aprendeu como congelar a salsa e a cebolinha, porém existem muitos outros tipos de temperos e ervas frescas que podem ser usados na cozinha. Felizmente, é possível usar um método especial para conservar a grande maioria deles.

Dito isso, para realizar esse método, você só precisa de uma forma de gelo vazia. Com o tempero fresco em mãos, e já higienizado, comece picando ele muito bem usando uma faca, assim como a salsa e cebolinha. Feito isso, distribua o tempero picado nos buracos da forma gelo. Por fim, você já pode levar a forma para o congelador e, quando quiser usar o tempero, pode destacar quantos cubos precisar.

Leia mais: Como congelar pimentão? Veja dicas para evitar o desperdício

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915