Você tem zumbido no ouvido? Será que é grave? Descubra mais sobre o distúrbio

Apesar de ser algo comum, ter zumbido no ouvido pode ser muito incômodo

À primeira vista, estar com zumbido no ouvido pode parecer um sintoma normal, até mesmo porque muitas pessoas têm, e as vezes com frequência. Porém é importante entender o que esse tipo de problema pode ser. Sem saber qual é a causa, pode ser que o zumbido acabe evoluindo para algo pior. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda o que o zumbido no ouvido pode ser, e como resolver esse problema.

De antemão, talvez você já tenha ouvido falar de dicas caseiras para resolver o zumbido no ouvido, ouvido entupido e outros problemas parecidos. Contudo, quando se trata de dicas caseiras para resolver problemas de saúde, é preciso ter cuidado. Muitas delas podem acabar sendo prejudiciais, e o que serviria para melhorar um zumbido no ouvido, faz com que o problema piore.

Problemas do zumbido no ouvido

Primeiramente, se você já teve zumbido no ouvido, então você provavelmente já sabe o quão incômodo ele pode ser. Esse problema pode afetar as pessoas de diferentes formas. Enquanto algumas sentem o zumbido em apenas um dos ouvidos, outras sentem nos dois ou até mesmo na cabeça. Ademais, o zumbido pode ser mais ou menos intenso, e pode ser algo constante durante o dia ou periódico.

Sob esse ponto de vista, fica claro que um dos principais problemas do zumbido no ouvido é o fato dele atrapalhar muito a nossa audição e, consequentemente, a nossa rotina. Mas quando ele se manifesta durante a noite, ele passa a ser prejudicial para o nosso sono. Ou seja, ele tem o potencial de afetar tanto a nossa qualidade de vida como um tudo, quanto a saúde do organismo.

Leia mais: Que barulho é esse? Profissionais alertam para zumbidos no ouvido e suas consequências

Como fazer para solucionar o zumbido?

  • Pare de usar cotonete: ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o cotonete não deve ser utilizado na limpeza do ouvido. Infelizmente, ao invés de limpar a cera, ele acaba empurrando boa parte dela para dentro. Isso prejudica a nossa audição, fazendo com que ela fique abafada e possa causar o zumbido.
  • Reduza o consumo de cafeína e açúcar: por incrível que pareça, a nossa alimentação pode estar ligada ao zumbido no ouvido. Com isso, o ideal para acabar com esse problema é reduzir, ou cortar se possível, o consumo de alimentos como café, refrigerante, energéticos, doces e similares.
  • Pratique exercícios: entre os muitos benefícios que esse hábito oferece para a saúde, ele pode ajudar reduzir a sensibilidade do ouvido ao zumbido.
  • Cuide do seu emocional e psicológico: pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e similares tendem a perceber e sofrer mais com o zumbido de ouvido. Portanto, se você sofre com alguma dessas condições, procure por técnicas que possam te ajudar a acalmar ou, se necessário, uma orientação médica.

Cuidados ao usar fones de ouvido 

Por fim, outro grande inimigo da nossa audição e responsável pelo zumbido no ouvido são os fones de ouvido. Se utilizados da maneira errada, eles podem causar perda de audição, que tem o zumbido como um dos sintomas. Sendo assim, confira a seguir alguns cuidados importantes para evitar que os fones de ouvido acabem prejudicando a sua audição:

  • Dê preferência por fones acolchoados, pois eles fazem isolamento acústico.
  • Sempre utilize os fones nos dois ouvidos. Caso contrário, um lado precisa compensar o outro.
  • Não utilize os fones por muito tempo. Procure intercalar entre meia hora com e meia hora sem.
  • Não deixe o volume alto. O ideal é que a pessoa que está ao seu lado não consiga escutar o som dos fones.

Leia mais: Seu olho treme? Saiba por que isso acontece e quando é preciso ir ao médico

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação