Pode congelar frango já temperado? Aprenda quais são os cuidados necessários

Sem dúvidas, você muito provavelmente já precisou congelar carne para evitar que ela estragasse. A carne de frango, por exemplo, estraga com facilidade se não for bem armazenada. Mas você sabia que dá para congelar frango temperado para deixar ele pronto para o preparo? Se não, venha com o SaúdeLab e aprenda quais são os cuidados necessários para congelar frango já temperado.

A princípio, congelar carnes é uma das melhores formas de conservação para elas, já que ela podem durar muito mais tempo dessa maneira. Porém o que nem todo mundo sabe é que é possível congelar as carnes já temperadas, facilitando o preparo delas no futuro. No caso, isso é diferente de congelar sobras de carne temperada das refeições, que pode precisar de cuidados diferentes.

Dicas para temperar o frango antes de congelar

Antes de mais nada, os temperos que você vai utilizar no frango devem ser de sua escolha. Afinal, é você quem vai preparar ele e, portanto, deve deixá-lo do sabor de sua preferência. Mas para congelar esse frango, existem algumas dicas de tempero que podem ajudar no processo. Sendo assim, antes do congelamento, procure seguir as seguintes orientações para temperar o frango:

  • Primeiramente, antes de começar a colocar os temperos, deixe o frango de molho em água por 5 minutos.
  • Quando for adicionar os temperos, coloque primeiro os líquidos, como azeite ou vinagre.
  • Faça todo o processo em um recipiente para espalhar bem os temperos com as mãos pela carne.
  • Apesar do congelamento ser muito bom para o filé de peito de frango, ele também vale para outros cortes.

Leia mais: Como saber se o frango está estragado? Qual a maneira correta de conservar? Confira agora mesmo

Como fazer para congelar frango já temperado?

  1. Assim que você já tiver temperado o frango, comece reservando uma sacola plástica de uso culinário, ou um pote com boa vedação.
  2. Se for utilizar um pote, basta colocar os pedaços de frango dentro dele e tampá-lo. Já para a sacola plástica, o ideal é que você tente retirar o máximo de ar possível de dentro dela, e amarre-a bem.
  3. Por fim, depois de armazenar tudo, já pode levar ao congelador.

De antemão, o passo a passo para congelar frango temperado é bastante simples. Contudo, dependendo da quantidade que você fizer, pode ser necessário usar mais de uma sacola plástica ou pote. No caso, é importante que os pedaços de frango não fiquem muito apertados no recipiente. Portanto fique atendo à esse cuidado se você pretende congelar muito frango.

Você também pode cozinhar o frango antes de congelar

De maneira geral, uma das formas mais comuns de aproveitar a carne de frango é cozinhando e desfiando ela. Entretanto, esse tipo de preparo costuma ter muitas sobras, pois a carne desfiada geralmente é usada para rechear receitas.  Felizmente a carne cozida e desfiada do frango também pode ser congelada. Basta adicionar ela em sacolas plásticas, assim como no frango cru temperado, e fechar bem antes de levar no congelador. Seguinda esses passos, tanto o frango cozido quanto o frango cru temperado podem durar cerca de 2 meses.

Leia mais: Como reaproveitar sobras de frango assado com segurança? Veja dicas fantásticas

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915