Cúrcuma faz mal para os rins? Descubra seus perigos e use corretamente

Será que a cúrcuma faz mal para os rins? A princípio, você provavelmente conhece a cúrcuma, ou até mesmo já até usa ela em suas refeições.

Ela é um tempero bastante comum, e pode ser usada em diversos pratos. Mas você sabia que ela pode ser prejudicial para a nossa saúde em alguns casos?

Se não, venha com o SaúdeLab e conheça alguns dos perigos da cúrcuma para consumir com segurança daqui pra frente.

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um dos temperos mais comuns na cozinhas do Brasil. Ela possui sabores e propriedades muitos únicas, e que podem ser proveitosas para a saúde.

Mas quando se trata de ervas e temperos, é muito importante conhecer bem essas propriedades para ter certeza de que elas não vão acabar causando problemas.

Cúrcuma faz mal para os rins? 

Pessoas saudáveis, ou seja, que não apresentam nenhum problema relacionado à saúde renal podem consumir a cúrcuma normalmente.

No entanto, pessoas com problemas renais ou ainda com tendência ou histórico de cálculos renais, por exemplo, deve ter cuidado.

A cúrcuma possui compostos como oxalatos e potássio em sua composição e estes elementos podem favorecer a formação de cálculos renais, não sendo indicados o consumo de excessivo por essa população.

Quais são os perigos da cúrcuma?

Primeiramente, é importante salientar que a cúrcuma por si só não é prejudicial ao nosso organismo.

Pelo contrário, conforme fora dito, ela tem propriedades bastante benéficas. Entretanto, dependendo das condições em que ela é consumida, isso pode mudar.

Por exemplo, mulheres gestantes que consumirem a cúrcuma podem apresentar contrações mais fortes, podendo favorecer um aborto espontâneo.

Outra contraindicação para a cúrcuma é para casos em que a pessoa está sob o uso de determinados medicamentos.

A curcumina, um dos principais componentes da cúrcuma, tem ação anticoagulante. Com isso, pessoas que já estão usando medicamentos do tipo podem sofrer com sangramentos e dificuldades de cicatrização.

O mesmo vale para remédios que controlam a glicemia, cujo o efeito pode ser potencializado demais pela cúrcuma.

Cuidado com o consumo em excesso da cúrcuma

Ainda em relação aos perigos da cúrcuma, vale dizer que, assim como todo tipo de alimento, ela também precisa ser consumida com moderação.

Caso contrário, ela pode levar a problemas estomacais bastante incômodos, como enjoos e irritações.

Sendo assim, se for acrescentar cúrcuma nas suas refeições, tenha sempre cuidado para não usar quantidades muito grandes.

Propriedades benéficas da cúrcuma

Por fim, agora que você conhece os perigos da cúrcuma, resta apenas ficar por dentro de alguns dos seus benefícios.

O uso moderado dela nas refeições pode melhorar a nossa saúde em muitos aspectos, sendo uma excelente adição de tempero no dia a dia.

Muitos dos efeitos benéficos que ela possui se dão por causa da curcumina, além do fato de que o tempero por si só tem ações anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e termogênica.

Com isso, a cúrcuma acaba tendo efeitos como:

Favorece o emagrecimento

Ajuda a controlar a diabetes e colesterol

Auxilia no tratamento de problemas de pele

Combate alergias

Previne cânceres e doenças neurodegenerativas

Auxilia no tratamentos de problemas intestinais

Diminui dores de cabeça e articulares

Combate a ansiedade e depressão

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação