Tomar sorvete enquanto gripado faz mal? Descubra se é mito ou verdade

Entenda de uma vez por todas se sorvete realmente pode piorar a gripe

Sem dúvidas, você muito provavelmente já ouviu falar que não podemos tomar sorvete enquanto estivermos gripados. Caso contrário, podemos acabar piorando o problema. Porém é importante saber diferenciar se esse tipo de coisa realmente é verdade ou se é apenas algo popular de se dizer. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que tomar sorvete enquanto gripado faz mal? Nós vamos te explicar!

A princípio, quem está gripado tem que tomar muitos cuidados com a saúde. Geralmente, é preciso se medicar, ficar sob repouso e descansar bastante para que o problema passe. Alguns desses cuidados de fato podem ter relação com a alimentação, visto que algumas comidas são consideradas melhores que outras para a gripe. Mas será que tomar sorvete é algo tão problemático assim?

Características importantes da gripe

Antes de mais nada, para entender a relação entre o tomar sorvete e piorar a gripe, é necessário entender algumas das características dela. No caso, a gripe é um tipo de infecção, sendo causada por determinados microrganismos. Costuma causar febre, tosse, congestionamento nasal, cansaço, coriza e dores de cabeça, mas pode apresentar outros sintomas além desses.

De maneira geral, quando o nosso corpo é infectado, ele dispara processos inflamatórios nas regiões afetadas. Essa reação faz com que os vasos sanguíneos dessas áreas fiquem mais dilatados, facilitando a passagem e chegado dos glóbulos brancos na região. Ou seja, quando estamos gripados, o corpo causa inflamações localizadas para aumentar a eficiência dos glóbulos brancos no combate aos microrganismos causadores da gripe.

Leia mais: É verdade que a gripe piora muito durante o período da noite? Entenda

Tomar sorvete realmente piora a gripe?

Tendo em mente essa relação entre a gripe o nosso sistema imunológico, fica mais fácil de compreender o que o sorvete tem a ver com tudo isso. Algumas pessoas acreditam que o fato do sorvete ser gelado pode atrapalhar a ação dos processos inflamatórios que nosso corpo realiza no combate a gripe. Isso até faz sentido, mas na realidade o sorvete não chega a interferir na gripe pois ela afeta o corpo como um todo.

Sob esse ponto de vista, podemos afirmar que tomar sorvete não piora a gripe. Mas por outro lado, se você está com a garganta inflamada por alguma infecção, mesmo que seja em decorrência de uma gripe, aí sim o sorvete passa a ser um problema. Como ele percorre a garganta depois de comermos, a baixa temperatura dele de fato pode afetar a inflamação da região, prejudicando a ação do sistema imunológico.

O frio pode ser um grande inimigo do sistema imunológico

Por mis que tomar sorvete não represente nenhum perigo considerável quando estamos gripados, é preciso ficar atento para não deixar ele interferir nos processos inflamatórios do nosso corpo. Portanto, não só o sorvete, mas alimentos gelados no geral devem ser evitados quando estamos com determinados tipos de inflamações. Ademais, também vale observar que baixas temperaturas no ambiente favorecem o risco de infecções respiratórias. Ou seja, tenha sempre muito cuidado com a temperatura à qual você submete seu corpo, seja pela alimentação ou não.

Leia mais: Chá de casca de cebola combate a gripe e envelhecimento precoce; conheça outros benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação