Ovo é remoso? Será é piora a inflamação? Saiba mais

Entenda se os ovos podem ser considerados um alimento do tipo remoso ou não

Muitos dizem que o ovo é remoso. A princípio, o ovo pode ser considerado um alimento bastante básico. Ele é comumente consumido sozinho, mas também acompanha diversos pratos e serve como ingrediente em diversas receitas.

Porém, do ponto de vista da saúde, é importante entender se ele se encaixa como um alimento remoso. Sendo assim, o SaúdeLAB vai te ensinar se o ovo é remoso ou não, e como fazer para consumir ele de forma saudável.

Você provavelmente já sabe disso, mas ovo consegue ser muito benéfico para a saúde. Mas assim como é para todo tipo de alimento, esses benefícios só podem ser acessados se você souber como preparar e consumir os ovos corretamente.

Afinal, o consumo de qualquer alimento em excesso sempre é prejudicial, e o tipo de preparo pode tornar o ovo ainda mais problemático.

O que realmente é um alimento remoso

Primeiramente, antes de falar se o ovo é remoso ou não, é preciso saber o que realmente é um alimento remoso.

No caso, a definição popular para essa categoria de alimentos é bem variada. Mas de maneira geral, alimentos remosos são aqueles que tem ação inflamatória. Consequentemente eles estimulam os processos inflamatórios do nosso organismo, que apesar de serem importantes, acabam sendo prejudiciais se desequilibrados.

De antemão, a grande maioria dos alimentos remosos são ricos em compostos como açúcar, gorduras, sal e óleos refinados.

O efeito inflamatório dessas substância é especialmente prejudicial para os processo de cicatrização do nosso corpo. Por isso esse tipo de alimento é contraindicado após a fazer uma tatuagem, colocar um piercing ou passar por uma cirurgia, por exemplo.

Leia mais: 03 maneiras fáceis de preparar ovos para variar no café da manhã

O ovo é remoso mesmo ou não?

A resposta é: depende! Pois, existem alguns fatores que fazem com que o ovo possa ser classificado como um alimento remoso ou não. O primeiro dele é a alimentação da galinha, que muitas vezes acaba ingerindo bactérias ao se alimentar.

Essas por sua vez não chegam vivas nos ovos, mas podem deixar suas toxinas para trás, as quais tornam o ovo remoso. Outro fator importante é a sensibilidade de cada pessoa ao ovo que, se for elevada, pode favorecer essa característica.

Por outro lado, dizer que o ovo é remoso não é algo totalmente concreto ou verdadeiro. Ele contém proteínas muito importantes para processos de cicatrização, o que definitivamente não é algo que um alimente remoso faria.

Sob esse ponto de vista, por segurança, o ideal é evitar ou moderar o consumo do ovo após procedimentos cirúrgicos, ou depois de fazer tatuagens e similares.

Para garantir que o ovo não vai afetar sua saúde dê preferência para aquisição de ovos orgânicos e e procedência conhecida e confiável.

O ovo produzido com qualidade e preparado de maneira saudável não é remoso. No entanto, ele pode se tornar um alimento remoso caso seja preparado de forma inadequada.

Como consumir ovo de maneira segura e saudável?

Independentemente de se o ovo é remoso ou não, saiba que você não precisa cortar ele da sua alimentação apenas para ter essa precaução.

Além de proteínas, o ovo também é rico em vitaminas e minerais muito benéficos, sendo importante incluir ele na dieta.

O único cuidado que você precisa ter é com a quantidade de consumo, sendo necessário ter moderação, e o modo de preparo, visto que o ovo cozido é mais saudável que frito, por exemplo.

Leia mais: Dieta para quem tem pedra na vesícula: conheça os alimentos liberados e proibidos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação