Dra. Mariana Mendes explica a importância da consulta anual ao ginecologista

Todos os anos as mulheres devem visitar o ginecologista, pois isso é muito importante para diagnosticar muitas doenças. Dentre elas o início da menopausa, e a endometriose. Especialista explica que deve-se fazer visitas regulares desde o início da vida reprodutiva visto que muitas mulheres identificam tardiamente a endometriose. Por isso, venha conhecer o SaúdeLab sobre essa condição e como garantir sua saúde ginecológica.

Qual a importância da consulta anual ao ginecologista para mulher?

De acordo com Mariana Mendes, ginecologista, as mulheres precisam ir anualmente à ginecologia. “Nela a gente consegue fazer exames para poder detectar o vírus do HPV presente na mucosa gente consegue realizar exames de imagem para poder saber tamanho e qualidade dos ovários do útero.  Até mesmo do colo do útero a gente consegue fazer rastreio de diversas doenças como, por exemplo, endometriose. 

A princípio, a visita regular ao ginecologista deve ser começado desde o início da vida reprodutiva da mulher, pelo menos é o ideal. Como foi explicado pela doutora esta é a única maneira de detectar problemas de ordem ginecológica. Neste sentido, muitos deles podem surgir de modo silencioso e assintomático.

Em outras palavras, são condições que não apresentam alterações, sintomas perceptíveis, dentre eles corrimentos, coceira e dor. Deste modo, a consulta de rotina é super importante, visto que os exames preventivos permitem identificar possíveis problemas que ainda estão em fase inicial.

Com isso, o médico poderá iniciar tratamentos buscando soluções para diversas doenças, mas, quando descoberta na fase inicial, aumenta as chances de tratar com maior eficiência. Alguns desses exames obrigatórios estão o Papanicolau, citologia do colo uterino e a mamografia. A recomendação médica é que estes exames devem ser realizados uma vez por ano.

Saiba também: Para que serve o exame de colonoscopia? Conheça os detalhes e sua importância

Endometriose

Através destes exames anuais, o ginecologista também poderá avaliar possíveis problemas como alterações na menstruação, nas mamas e na TPM. Assim como, doenças sexualmente transmissíveis. As consultas de rotina podem diagnosticar doenças como câncer de colo de útero, câncer de mama e a endometriose. 

Segundo, Mariana a endometriose é uma doença extremamente negligenciada que demora mais ou menos 7 anos para poder ser feito diagnóstico. “A endometriose pode ser causadora de múltiplas dores pélvicas. Começa com uma dor pélvica durante o período menstrual e ela vai evoluindo com o passar do tempo e sem o tratamento adequado”, explicou a ginecologista. 

Mariana também informou que nem sempre a endometriose precisa ser operada. “Na maioria das vezes a gente consegue fazer o controle e em consultório.  Sabe aquela cistite de repetição, aquela dor ao evacuar durante o período menstrual. Pois é também pode ser endometriose,  então marque já a sua consulta com ginecologista de preferência especialista em endometriose para poder realizar um tratamento e um diagnóstico correto”, aconselhou Mendes. 

Veja também: O que pode ser dor no pé da barriga? Saiba as possíveis doenças e como agir na hora certa

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71