App para controlar celular do filho: 5 opções para sua segurança e praticidade

Quanto mais digital o mundo fica, mais temos acesso ilimitado a diversos conteúdos. Consequentemente, nossos filhos, também. Por isso, o SaúdeLAB vai te ajudar a encontrar o melhor app para controlar celular do filho.

Em linhas gerais, é fundamental que todo pai, mãe ou cuidador esteja preparado para exercer esse controle ativo com relação ao conteúdo consumido nos celulares dos filhos. Isso ajuda a prevenir acesso a violência e outros diversos temas que são inadequados para determinadas idades.

Felizmente, podemos contar com aplicativos que podem nos ajudar com isso. Veja a seguir as 5 opções que selecionamos.

App para controlar celular do filho: 5 opções para sua segurança e praticidade

De acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever de todos nós zelarmos pela dignidade das nossas crianças e adolescentes, prevenindo-os de tratamentos vexatórios, violentos e/ou aterrorizantes.

Isso inclui o que acontece nos ambientes digitais.

Como sabemos, hoje o uso de smartphones ou celulares é quase que imprescindível. Mas apesar de não ser imprescindível para adolescentes e crianças – principalmente -, muitos cuidadores optam por fornecer os aparelhos como forma de facilitar a comunicação.

De fato, facilita. Porém, temos que ter ciência do nosso trabalho de conscientização e monitoramento dos acessos aos conteúdos disponíveis na Internet e das interações aos quais nossos filhos podem estar expostos.

Por isso que vamos apresentar os 5 melhores apps para o controle e monitoramento do celular dos filhos. Mas lembre-se de que diálogo está acima de qualquer ferramenta tecnológica, e nossos filhos também têm direito à privacidade.

Ou seja, os apps precisam ser usados para prevenir conteúdos impróprios, e não para invadir a privacidade alheia.

Aplicativos gratuitos para Android e IOS

Além disso, selecionamos as opções grátis para sua conveniência. A lista abaixo encontra-se disponível para download tanto no Google Play para Android, quanto na App Store para IOS – iPhone e outros dispositivos da Apple.

Google Family Link

Primeiramente, uma das ferramentas mais famosas e bem avaliadas pelos usuários é o aplicativo Google Family Link. O app é gratuito.

De modo geral, ele auxilia a manter a família toda mais segura. Com ele, você pode definir limites de tempo de uso, assim como oferecer conteúdo adequado de acordo com a faixa etária.

Além disso, você pode proteger a conta do seu filho e a privacidade dele.

Similarmente, o app permite que você saiba onde a criança ou adolescente está, e ainda envia notificações e alertas para o seu acompanhamento.

Life360

Assim como o Google Family Link, o Life360 é um aplicativo gratuito. Porém, ele permite compras dentro do app.

Apesar de ser um aplicativo ligado à segurança, ele não é para o controle de conteúdo. Em síntese, ele é um dos melhores aplicativos para monitorar a localização das pessoas do seu círculo familiar ou de amigos.

Isto é, o app deixa você visualizar localizações em tempo real e emite alertas quando seus filhos chegam a um destino ou saem de casa.

E tudo isso na privacidade de mapas privados. Ou seja, somente seu círculo visualiza.

Por fim, o aplicativo conta com um chat, onde você pode compartilhar informações, incluindo fotos, com seus familiares. Além de registrar históricos de localização do seu círculo.

Controle Parental Screen Time

Já no caso de controle efetivo de tempo de telas, o app Controle Parental Screen Time é uma ótima opção.

Mas vale dizer que alguns usuários tiveram problemas técnicos com o app. Todavia, a empresa desenvolvedora afirma ter resolvido com as recentes atualizações.

De modo geral, o Screen Time é bem completo. Ele permite que você rastreie seus filhos e gerencie o tempo de tela.

Ademais, o aplicativo deixa que você configure o bloqueio de apps e sites específicos, receba alertas com relação a apps instalados, e acompanhe a rotina dos seus filhos por meio de agendamentos.

Assim como o aplicativo Life360, o Controle Parental Screen Time permite que monitore a localização das crianças.

Em suma, é um aplicativo muito completo, mas que precisa de algumas melhorias com relação à parte técnica.

AppBlock

Já o AppBlock se propõe a justamente bloquear aplicativos, como o próprio nome sugere.

Ele não foi desenvolvido apenas para o controle dos pais, mas sim para ajudar pessoas a se distraírem menos com o celular.

Esse aplicativo possui ótimas avaliações tanto no Google Play quanto na App Store.

Além disso, ele permite que se faça agendamentos para os bloqueios de apps e sites, incluindo locais para o uso ou não uso de determinados apps.

Fora que o AppBlock possui widgets inteligentes e uma interface amigável para navegação, para além dos conteúdos incríveis para consumo dentro do aplicativo, como:

  • Saúde Mental e TDAH
  • Vício em jogos
  • Uso excessivo do celular, dentre outros.

Num geral, o aplicativo é muito bom para adolescentes e adultos.

GPS Rastreador de Família KidControl

Por fim, o GPS Rastreador de Família KidControl funciona como o Life360. Ou seja, ele é basicamente um localizador de pessoas do seu círculo familiar.

Como um pequeno diferencial – já que o Life360 também conta com contato de emergência – , o aplicativo apresenta um botão do pânico para caso seu filho necessite de ajuda.

Em conclusão, o app é bom. Porém, possui falhas técnicas, as quais vêm sendo corrigidas com as atualizações.

App para controlar celular do filho deve vir após o diálogo

A lista acima contém alguns dos mais famosos aplicativos de controle parental dos filhos e seus celulares.

Mas devemos sempre alertar que o diálogo entre cuidadores, crianças e adolescentes deve preceder o download dos apps de monitoramento.

Isso porque há uma linha tênue entre o que entedemos por segurança com tais aplicativos e o que ultrapassa os limites da privacidade.

Por isso, a transparência deve ser primordial, principalmente quando pensamos no desenvolvimento da confiança entre os menores de idade e seus cuidadores.

No final das contas, é justamente a transparência e a construção da confiança que vão ajudar a definir os limites seguros dentro de todos esses ambientes digitais.

Leia também:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação