Book Appointment Now
Açaí é carboidrato? Descubra como ele afeta sua dieta e saúde
Apesar de ser tradicional na região Norte e Nordeste, o açaí conquistou uma popularidade muito grande por todo o Brasil. Isso não se dá apenas pelo seu sabor, mas também pelos seus nutriente. O problema é que nem todo procura se informar sobre os carboidratos que ele possui. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o açaí é carboidrato, e te apresentar os benefícios e malefícios que ele oferece.
De antemão, é normal pensar que as frutas no geral não contém carboidratos, visto que conhecemos elas por serem muito benéficas para a saúde. Entretanto, o carboidrato é um nutriente natural como qualquer outro, e pode sim estar presente nelas. Inclusive muitas vezes eles se encontram na forma de frutose, um açúcar que contribui para que algumas frutas sejam tão doces.
Benefícios do açaí para a nossa saúde
- Ajuda a controlar a pressão arterial: alguns compostos presentes no açaí combatem o endurecimento dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras no mesmo, contribuindo para uma melhor circulação.
- Favorece a saúde intestinal: as fibras do açaí podem ser aliadas do funcionamento do intestino, de forma a favorecer o funcionamento dele, seja na digestão ou na evacuação.
- Aumenta a imunidade: existe no açaí um nutriente pouco conhecido, mas muito proveitoso, denominado de arabinogalactana. Ele é responsável por aumentar a eficiência das células de defesa que compõem o sistema imunológico, melhorando a nossa imunidade e defesa contra doenças e infecções.
- É riquíssimo em antioxidantes: esse é provavelmente o benefício mais conhecido do açaí. A grande quantidade de antioxidantes dele permite um excelente combate dos radicais livres do organismo, que são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
Leia mais: Açaí é remoso? Descubra sua características nutricionais
O açaí é carboidrato mesmo ou não?
Depois de conhecer algumas de suas propriedades, pode ser difícil de acreditar que o açaí é carboidrato, ou que ele possa ser prejudicial de alguma forma. Mas infelizmente, dos poucos problemas que ele apresenta para a nossa saúde, sua quantidade de carboidratos é de longe o principal. Para entender melhor essa questão, confira a seguir alguns dos valores nutricionais que 100g de açaí possui:
- Carboidratos: 51,1g
- Fibras: 5,9g
- Gorduras totais: 2g
- Calorias: 262
Como é possível perceber, basicamente metade do açaí corresponde à carboidratos. Logo, o consumo excessivo dele pode ser extremamente prejudicial, visto que os carboidratos em excesso aumentam o risco de diabetes e favorecem o ganho de peso. A fruta só não é mais problemática por causa de suas fibras, que ajudam a retardar a digestão e absorção dos carboidratos, diminuindo o impacto deles.
Saiba escolher seu açaí e consumi-lo com moderação
Atualmente, graças à forma em que ele se popularizou, o açaí é carboidrato quase puro. Isso se dá pelo fato de que ele é comumente servido com acompanhamentos como leite condensado, leite em pó, creme de avelã e similares. Todos esses ingredientes aumentam ainda mais a quantidade de carboidratos do açaí. Sendo assim, para ter um consumo seguro, não basta ter apenas moderação. É preciso optar pelo açaí em sua forma mais natural possível.
Leia mais: O açaí faz mal para gastrite? Entenda como ele pode agir no estômago