Chá de erva doce para infecção urinária; será que funciona? Entenda

Infelizmente, a infecção urinária é um problema extremamente comum entre as mulheres. Dependendo do caso, a infecção pode perdurar por muito tempo, ou ocorrer com frequência, afetando demais a qualidade de vida. Portanto, é muito importante conhecer formas de combater esse problema. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de erva doce para infecção urinária realmente funciona ou não.

A princípio, existem diversos fatores que contribuem para que uma pessoa contraia infecção urinária. Ela pode ser uma consequência da má higienização das partes íntimas, da falta de hidratação e de outros hábitos de vida. Se não for tratada, não só a dor pode ser agonizante, como a condição pode evoluir para uma infecção nos rins, que é bem mais grave. Ou seja, se o chá de erva doce para infecção urinária de fato funciona, ele pode ser um herói para muitos.

Chá de erva doce para infecção urinária

Conforme fora dito, a falta de hidratação é um dos principais fatores que aumentam o risco da infecção urinária. Consequentemente, beber água com frequência ajuda a prevenir a condição, visto que a hidratação promove a eliminação de urina, que por sua vez leva consigo as bactérias causadoras da doença. Esse princípio poderia contribuir para que o chá de erva doce para infecção urinária funcione, mas na prática é mais complicado.

Como os chás são basicamente são infusões de plantas e ervas com água quente, a grande maioria eles oferece uma boa hidratação, e possuem ação diurética. O mesmo vale para o chá de erva doce. Mas fora essa qualidade, não há como afirmar que o chá de erva doce para infecção urinária é eficiente. Ele pode sim ser um aliado no tratamento da doença, mas existem outros chás e tratamentos que são muito mais eficazes.

Portanto, a infecção urinária precisa de acompanhamento médico e tratamento específico, justamente para não haver complicações do quadro. Desta forma, não use o chá de erva doce como tratamento principal para a doença. Assim, procure atendimento médico assim que identificar os primeiros sintomas como dificuldade de urinar e ardência na hora da micção.

Leia mais: Quanto tempo dura infecção de urina? Entenda os cuidados necessários

Verdadeiros benefícios do chá de erva doce

  • Ameniza dores de cabeça: graças aos seus compostos anti-inflamatórios e analgésicos, o chá de erva doce pode ser empregado para reduzir enxaquecas e dores de cabeça generalizadas.
  • Reduz a pressão arterial: podemos encontrar na composição da erva doce alguns compostos bioativos, como a cumariana e a luteolina. Em junção com os anti-inflamatórios, eles promovem a saúde dos nossos vasos sanguíneos, e favorecem a circulação do sangue, ajudando a reduzir a pressão arterial.
  • Melhora o hálito: além do chá ser bem saboroso e refrescante, ele contém substâncias capazes de combater as bactérias alojadas na boca que causam o mau hálito.
  • Trata a constipação intestinal: não só o chá contém ação diurética, como ele também age como um laxante natural. Com isso, o intestino consegue eliminar as fezes mais facilmente.

Como preparar o chá corretamente?

Por mais que não seja possível dizer que o chá de erva doce para infecção urinária funciona, ele ainda apresenta outros benefícios, como você pode observar. Portanto, para poder aproveitar todas essas qualidades, vale a pena aprender a como fazê-lo em sua casa.

Felizmente, assim como a maioria dos chás, o preparo é bem simples. Basta esquentar a água até ferver, retirar do fogo, colocar a erva doce, e deixar reagir por 5 minutos com a panela tampada. Passado o tempo, você já pode coar e se servir. Quanto a proporção, para cada xícara de água, você deve usar uma colher de café da erva doce.

Leia mais: Chá de Tanchagem: conheça seus benefícios e saiba como usar

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915