Book Appointment Now
Quem tem H. pylori pode comer manga? Entenda se ela pior o quadro da doença
De maneira geral, a grande maioria das condições de saúde que afetam o estômago costumam ter algumas restrições alimentares. A H. pylori, por exemplo, é uma bactéria que se aloja no estômago e necessita de uma dieta bastante específica para não prejudicá-lo. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem H. pylori pode comer manga, ou se ela pode ser prejudicial.
Por incrível que pareça, alguns tipos de frutas, por mais saudáveis e nutritivas que elas sejam, podem se tornar prejudiciais quando o estômago está doente. No caso da H. pylori, a doença causa inflamações no estômago e reduz as defesas deles. Com isso, enquanto certas frutas podem ser benéficas para a condição, outras podem ser bastante problemáticas. Sendo assim, resta então saber onde a manga se encaixa nesse aspecto.
Quem tem H. pylori pode comer manga?
A princípio, na teoria, a manga contém um nutriente que de fato pode ser prejudicial para quem sofre de H. pylori, que são as fibras. Elas aumentam o tempo que o alimento leva para ser digerido pelo estômago, coisa que o órgão não está apto a fazer quando afetado pela bactérias. Contudo, na prática, quem tem H. pylori pode comer manga sim, graças às outras propriedades da fruta apresenta.
No caso, a manga é uma fruta bastante rica em antioxidantes. Além de combaterem os radicais livres do organismo, esses compostos conferem proteção para o estômago, que conforme fora dito é comprometida pela H. pylori. Ademais, umas das formas que essa proteção ocorre é através da redução da produção de ácido clorídrico, o que promove uma menor irritabilidade e inflamação no estômago.
Leia mais: Quem tem gastrite pode comer manga? Será que interfere na recuperação
Quais outros alimentos são considerados bons?
Tendo em mente que quem tem H. pylori pode comer manga, vale a pena conferir quais outros alimentos também são considerados boas opções. Geralmente, as melhores escolhas para H. pylori são alimentos anti-inflamatórios, leves, ricos em probióticos e de fácil digestão. Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns exemplos:
- Carnes brancas
- Azeite de oliva
- Arroz
- Pera
- Iogurte
- Quiabo
- Sementes de linhaça
- Pães
- Morango
- Kefir
- Cenoura
De antemão, vale salientar que a H. pylori é uma condição que necessita de acompanhamento e orientações médicas. Assim, apenas a manutenção de uma alimentação saudável não é suficiente para combater a doença. Na verdade, ela deve estar associada ao uso de determinados medicamentos, os quais obviamente só podem ser acessados a partir de um médico especializado.
E alimentos seriam ruins para a condição?
Por fim, tão importante quanto saber o que comer quando se está com H. pylori, é ficar por dentro dos alimentos que podem ser prejudiciais. No caso, os alimentos desse tipo são basicamente o opostos dos anteriores. A princípio, eles costumam ser mais pesados, difíceis de digerir, irritantes, ou ricos em compostos como gorduras, açúcar, óleos refinados e sal, que são inflamatórios. Sendo assim, acompanhe alguns do principais exemplos:
- Carnes vermelhas
- Pimentas
- Alimentos integrais
- Condimentos
- Doces
- Refrigerantes
- Café
- Frituras
- Carnes embutidas
- Fast-foods
Por fim, leia mais: Quem tem H. pylori pode comer macarrão? Entenda as restrições da doença