Book Appointment Now
Castanha é remosa mesmo? Entenda se ela é verdadeiramente saudável
Castanhas no geral são ótimas escolhas de petiscos, independente da ocasião. Elas são saborosas, versáteis e ainda apresentam propriedades benéficas para a saúde. Contudo, muitos ficam na dúvida de se elas são seguras, ou se representam algum risco para nós. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a castanha é remosa mesmo, e quais os benefícios e malefícios dela.
De antemão, existem diferentes tipos de castanhas. No Brasil por exemplo, é muito comum o consumo da castanha-do-pará e da castanha-de-caju. Mas apesar de cada tipo ter suas particularidades, as castanhas no geral possuem diversas características em comum. Entender elas é a chave para confirmarmos se uma castanha é remosa de fato.
Benefícios da castanha para a saúde
- Aumenta a imunidade: uma das características mais marcantes das castanhas são seus antioxidantes. Eles melhoram o funcionamento do sistema imunológico, especialmente no combate contra infecções.
- Combate os radicais livres: outra função extremamente importante dos antioxidantes é o combate aos radicais livres. Eles são compostos capazes de causar envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
- Favorece o emagrecimento: graças as suas fibras, a castanha promove uma maior sensação de saciedade após consumida. Esse efeito pode ajudar pessoas que estão procurando perder peso.
- Melhora a saúde cardiovascular: a vitamina E e o selênio são dois nutrientes presentes em castanhas que ajudam a controlar melhor o colesterol, pressão arterial e triglicerídeos. Dessa forma, elas são consideradas aliadas do sistema cardiovascular por ajudarem a prevenir problemas como infartos e hipertensão.
Leia mais: Comer muita castanha de caju faz mal? Veja os malefícios do excesso
E a castanha é remosa, ou isso é apenas mito?
A princípio, o que faz um alimento ser remoso é a sua capacidade de ser inflamatório. Geralmente, essa capacidade se dá pela presença de compostos como gorduras, sal, óleos refinados ou açúcar, que possuem ação inflamatório. Por conter bastante gordura em sua composição, é normal pensar que a castanha é remosa. Entretanto, as gorduras presentes nela são consideradas benéficas, e não remosas.
No caso, as castanhas são fontes de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Esse tipo de gordura é conhecida por ser benéfica graças à sua ação anti-inflamatória. Então na realidade não é possível dizer que a castanha é remosa porque ela exerce um efeito contrário no nosso organismo. Através dela, é possível combater problemas inflamatórios e potencializar os benefícios cardiovasculares.
Portanto, as castanhas, em geral, não são remosas e sim muito benéficas para o organismo.
A castanha pode ser prejudicial de alguma forma?
Por mais que não seja possível dizer que a castanha é remosa, isso não significa que ela seja completamente inofensiva. Conforme fora dito, as castanhas podem conter selênio, um mineral importante para a saúde. Mas quando em grandes quantidades, pode enfraquecer as unhas e causar queda de cabelo.
Sob o mesmo ponto de vista, vale salientar que mesmo as gorduras das castanhas sendo benéficas, elas não deixam de ser gorduras. Portanto o consumo excessivo delas pode levar ao ganho de peso, que para quem já sofre de sobrepeso acaba sendo perigoso para a saúde.
Leia mais: Cheddar é remoso? Entenda sua composição e seus efeitos na saúde