Book Appointment Now
Gengibre faz mal para o coração? Descubra se é mito ou verdade
Poucos ingredientes são tão únicos quanto o gengibre, que é riquíssimo em propriedades e indispensável para diversas receitas. Contudo, essa diversidade de propriedades é tanta que muitas pessoas ficam receosas de que o gengibre possa ser prejudicial para a saúde de alguma forma. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que o gengibre faz mal para o coração, ou se isso é apenas mito.
De antemão, o sistema cardiovascular é um dos mais são afetados por nossa alimentação. Não é a toa que o consumo de alimentos gordurosos ou ricos em sal é tão contraindicado para quem sofre de algum problema do coração. Portanto todos nós precisamos ficar atentos com o que consumimos no dia a dia, até mesmo com alimentos que parecem ser inofensivos, como o gengibre.
Principais benefícios do gengibre para a saúde
- Ajuda a combater infecções: existem compostos antimicrobianos no gengibre que permitem com que ele possa melhorar a capacidade do organismo em combater infecções, especialmente as bacterianas.
- Melhora a saúde gástrica: através de propriedades antieméticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. A junção de todas elas ajuda a melhorar quadros de gastrite, e a tratar vômitos, refluxo e náuseas.
- Favorece a perda de peso: um dos principais componentes do gengibre é o gingerol. Dentre as funções que ele desempenha, uma das mais interessantes é a termogênica. Ou seja, ele melhor a queima de gordura e acelera o nosso metabolismo, ajudando no emagrecimento.
- Ameniza dores: outros dois importantes compostos do gengibre são o borneal e cineol. Eles são tidos como compostos analgésicos, e portanto ajudam a reduzir algumas dores.
- Previne a diabetes: em associação com outros compostos fenólicos, o gingerol mantém as células pancreáticas protegidas, o que por sua vez ajuda na manutenção de bons níveis de insulina.
Leia mais: Gengibre faz mal para quem tem pressão alta? Descubra agora os cuidados necessários
O gengibre faz mal para o coração mesmo?
Para responder à esse questionamento, precisamos levar em consideração duas propriedades do gengibre. Estas são suas ações anti-inflamatória e antioxidante. Ambos exercem papéis muito importantes na saúde cardiovascular. No caso, através delas é possível garantir o relaxamento dos vasos sanguíneos, e combater a formação de placas de gorduras nos mesmos. Portanto não há como afirmar que o gengibre faz mal para o coração.
Por outro lado, esses efeitos benéficos do gengibre promove a redução da pressão arterial. Isso de fato é muito benéfico para o coração, especialmente para quem sofre de hipertensão. Entretanto, se você é hipotenso ou está sendo medicado para hipertensão, aí sim o gengibre faz mal para o coração em alguns casos, pois ele pode agravar o problema ou interferir no funcionamento do remédio.
Outros problemas que o consumo do gengibre pode levar
Ainda em relação ao coração, se você comer gengibre excessivamente, ele também pode causar palpitações, além de alterações gastrointestinais. Mas nesse caso o gengibre faz mal para o coração apenas em excesso mesmo. Fora isso, as únicas contraindicações do gengibre são para pessoas com cálculos biliares, ou que possui algum problema de coagulação, visto que ele melhora a circulação sanguínea.
Leia mais: Açafrão emagrece? Conheça melhor as propriedades desse super tempero