Pode comer feijão com diarreia? Entenda como ele afeta a saúde intestinal

Existem alguns alimentos que ajudam a tratar a diarreia, e outros que podem agravá-la

Infelizmente, a diarreia é um problema extremamente comum. Parte disso se dá pelo fato de que ela é um sintoma de incontáveis doenças, e por ela estar diretamente ligada com a nossa alimentação. Logo, é importante saber o que consumir para não piorar o problema. Dito isso, venha com o SaúdeLab, saiba se pode comer feijão com diarreia, e como ele afeta a nossa saúde intestinal.

A princípio, por fazer parte do sistema digestivo, o intestino é um dos principais órgãos afetados por nossa alimentação. Afinal, ele desempenha o importante papel de aproveitar os nutrientes dos alimentos, e eliminar tudo o que não é aproveitado. Portanto cuidar da alimentação significa cuida da saúde intestinal, e consequentemente da saúde do organismo como um todo.

Pode comer feijão com diarreia ou não?

De maneira geral, uma pessoa que sofre de diarreia evacua com muito mais frequência que uma pessoa saudável, e a consistência de suas fezes é mais líquida, pois a condição provoca a eliminação de água. Com isso, a diarreia pode ser um problema muito grave quando começa a causar desidratação.

Sob esse ponto de vista, é possível perceber que a diarreia afeta diretamente o funcionamento do intestino. Ou seja, alimentos que fazem o mesmo podem ajudar ou não no combate à essa condição. Por isso é importante entender se pode comer feijão com diarreia, visto que ele é um alimento conhecido por afetar o sistema digestivo.

No caso, existem dois problemas no consumo do feijão para quem sofre de diarreia. O primeiro é que as fibras dele podem favorecer ainda mais a evacuação. E o segundo é que o feijão é o tipo de alimento que provoca gases, que por sua vez favorecem a diarreia e provocam dores. Portanto, não há como dizer que pode comer feijão com diarreia sem que haja alguma consequência.

Leia mais: Quem tem úlcera pode comer feijão? Conheça melhor as restrições

O tipo de feijão pode fazer toda a diferença nessa questão

É muito importante salientar que, dependendo do tipo, pode comer feijão com diarreia sim. As características que foram citadas são marcantes nos feijões preto e carioca, que são os tipos mais consumidos. Mas um feijão verde, por exemplo, contém uma menor quantidade de fibras. Ou seja, pode comer feijão-verde com diarreia, mas não o feijão preto ou carioca, sendo então necessário fazer uma substituição.

Quais os alimentos ideais para combater a diarreia?

Primeiramente, o cuidado mais importante na diarreia não necessariamente a alimentação, e sim a hidratação. Portanto, além de evitar o feijão e outros alimentos que favorecem a diarreia, procure beber bastante água no dia a dia. Dito isso, em relação aos alimentos considerados bons, o ideal é incluir comidas que sejam de fácil digestão, a fim de poupar um pouco de trabalho para o sistema digestivo.

Mas quais alimentos são fáceis de serem digeridos? Basicamente, os carboidratos simples, que é o caso do arroz e massas no geral, frutas e vegetais sem cascas, e carnes brancas costumam ser bastante leves. Então felizmente é possível elaborar um cardápio bem variado e completo para tratar a diarreia.

Leia mais: Quem tem labirintite pode comer feijão? Entenda se ele piora os sintomas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação