Pode dormir com nistatina no rosto? Entenda os riscos que você corre

Nem todo mundo é familiarizado com a nistatina. Consequentemente, quando surge a necessidade de usá-la, muitas pessoas não tomam os cuidados necessários. Isso pode levar à problemas de saúde diversos, sendo então importante aprender a usar a nistatina corretamente. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se pode dormir com nistatina no rosto, e conheça os cuidados.

A princípio, todo tipo de medicamento precisa ser empregado com atenção. Afinal, eles se diferem muito em suas características, aplicações e efeitos. Inclusive, o ideal é que você procure a orientação médica antes de usar quaisquer remédios. Claro que isso nem sempre é possível, ainda mais para medicamentos que são comprados sem prescrição médica. Mas ainda assim é importante tomar cuidado para não sofrer com efeitos indesejados.

Primeiramente, o que é a nistatina?

De maneira geral, a nistatina é um medicamento com propriedades antifúngicas. Ou seja, ela é capaz de combater fungos presentes no nosso organismo. Apesar de poder ser usada oralmente, ela é comumente encontrada na forma de pomadas e cremes. Existem outras opções de antifúngicos que são mais fortes que a nistatina, portanto ela costuma ser empregada em casos leves.

Por ser antifúngica, a nistatina é ideal para combater a Candida albicans. Essa é uma espécie de fungo responsável pela candidíase, que pode afetar tanto as genitais, principalmente a de mulheres, quanto a boca. Mas também pode ser empregada para outros tipos de infecções fúngicas, como as micoses. Então dependendo do caso, é possível que a nistatina tenha de ser usada periodicamente no rosto.

Leia mais: Quais são os perigos de compartilhar toalhas de rosto? Entenda agora mesmo

Pode dormir com nistatina no rosto ou não?

Para que a nistatina exerça o seu efeito, ela precisa ser aplicada diretamente sob a região afetada. Em relação ao tempo em que ela pode permanecer na pele, depois que você aplicar a nistatina, não há necessidade de remover ela em algum momento. Ou seja, pode dormir com nistatina no rosto sem problemas, desde que você aplique ela apenas na região afetada, e não próximo aos olhos ou de ferimentos, e evitando a ingestão dela.

Contudo, é importante ressaltar a importância das orientações médicas. Dependendo do caso, é possível que seu médico diga que não pode dormir com nistatina no rosto. Ademais, se sua pele tiver alguma reação a pele, seja alguma coceira, vermelhidão, inchaço ou similar, seu médico também precisa saber. Dessa forma, a nistatina pode ser substituída por outro antifúngico caso necessário.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral da nistatina?

É bem raro a nistatina resultar em algum problema para a saúde. Nas poucas ocasiões em que isso ocorre, geralmente é na forma oral. O consumo dela em excesso pode causar sintomas como vômitos, náuseas e diarreia, o que contribui para que a nistatina seja contraindicada para gestantes. Ademais, por incrível que pareça, a versão oral pode ser prejudicial para diabéticos a longo prazo pois contém açúcares em sua composição. Quanto a versão de creme e pomada, as únicas situações que podem ser problemáticas é se a pessoa apresenta úlceras na pele.

Leia mais: Quem tem desvio de septo pode fazer lavagem nasal? Saiba os riscos envolvidos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915