Grávida pode comer mortadela? Faça escolhas seguras e inteligentes

Durante a gravidez, a alimentação precisa sofrer muitas restrições. Existem diversas comidas que podem influenciar diretamente na saúde do feto, ou que pioram a saúde da gestante, levando ao mesmo problema. A mortadela, por exemplo, é tida como um exemplo, sendo então necessário entender essa questão. Portanto venha com o SaúdeLab, saiba se uma grávida pode comer mortadela, e fique por dentro das contraindicações.

Uma das grandes vantagens da mortadela, além de seu sabor, é que ela costuma ser um produto bem acessível. Logo, ela acaba sendo muito atrativa para quem não está podendo gastar muito. Mas em compensação, ela apresenta diversos problemas do ponto de vista nutricional, e infelizmente nem todo mundo tem consciência disso.

Por que a mortadela é considerada prejudicial?

A princípio, assim como o salame, presunto e peito de peru, a mortadela é um tipo de carne embutida. A produção desse tipo de carne geralmente é feita a partir do resto de outras carnes ou de miúdos. No caso da mortadela, as carnes podem ter diferentes origem, mas no final todas são moídas e devidamente processadas. Nesse aspecto a mortadela já é um problema por causa da má qualidade das carnes, mas há problemas ainda mais graves.

Por levarem carnes de segunda mão, as carnes embutidas são adicionadas de incontáveis compostos químicos. e temperos. É através de conservantes, estabilizantes, sal, emulsificantes e similares que a mortadela fica com o sabor, textura e durabilidade que conhecemos. Todos esses aditivos são extremamente prejudiciais para a nossa saúde, e podem levar à problemas diversos no curto e longo prazo.

Leia mais: Do que é feita a mortadela? Será que faz bem a saúde? Descubra agora mesmo!

Uma grávida pode comer mortadela ou não?

Existem duas questões que tornam a mortadela um problema mais grave para gestantes do que para outras pessoas. A primeira é que as carnes dos embutidos são muito suscetíveis a contaminações bacterianas. Com isso, há um risco de contração da listeriose, doença que aumenta drasticamente as chances de meningite em grávidas. Ou seja, uma grávida não pode comer mortadela sem arriscar a própria saúde e a do feto.

A segunda questão, e talvez a mais óbvia, é que os aditivos da mortadela são muito mais complicados para grávidas. Os estabilizantes e conservantes, por exemplo, afetam o sistema imunológico, enquanto a adição de sal faz da mortadela uma alimento rico em sódio. O sódio por sua vez é um mineral que prejudica diretamente o desenvolvimento do feto.

Outros malefícios da mortadela para a saúde

Por fim, uma grávida não pode comer mortadela, mas ela esta longe de ser a única que pode ser prejudicada pela mortadela. Portanto confira a seguir os principais malefícios dela para além da gravidez:

  • Aumenta o risco de cânceres: os conservantes mais presentes na mortadela e outros embutidos são os nitratos e nitritos. Quando dentro do nosso organismo, esses conservantes sofrem uma conversão, gerando compostos que podem ser cancerígenos.
  • Problemas cardiovasculares: enquanto o sal eleve a pressão arterial, as gorduras das carnes da mortadela favorecem o aumento do colesterol e se acumulam nos vasos sanguíneos.
  • Favorece o ganho de peso: quando em grandes quantidades, as gorduras não só levam à problemas cardiovasculares, como também nos fazem ganhar muito peso. Ademais, o sódio provoca a retenção de líquidos, agravando ainda mais o problema.

Leia mais: Cheddar é remoso? Entenda sua composição e seus efeitos na saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915