Benefícios do inhame para o cabelo: saiba os principais benefícios e como usar

Quem nunca comeu inhame, está perdendo diversos benefícios para a saúde. Ele é um vegetal extremamente nutritivo, apresentando propriedades bem interessantes. Inclusive, algumas delas são excelentes para cuidar dos nossos fios de cabelo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar sobre os benefícios do inhame para o cabelo, e as principais propriedades dele.

A princípio, muitas pessoas costumam usar produtos para cabelo apenas para deixá-lo mais bonito ou arrumado. Entretanto, uma beleza verdadeira do cabelo não pode ser garantida sem que a saúde dele venha em primeiro lugar. Assim como o restante do corpo, nossos fios também precisam ser cuidados e necessitam de diversos nutrientes. É justamente aí que entra a importâncias dos benefícios do inhame para o cabelo.

Como o inhame pode beneficiar a saúde?

  • Contém antioxidantes: de maneira geral, os antioxidantes são necessários para combater radicias livres. Através da ação deles, é possível prevenir o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Ajuda na prevenção de cânceres: juntamente com os antioxidantes, as vitaminas presentes no inhame, em especial as vitamina C e A, ajudam a prevenir alguns tipos de câncer.
  • Aumenta a imunidade: a vitamina C é muito conhecida pelos seus benefícios para o sistema imunológico, por auxiliar na formação de alguns anticorpos. Inclusive ela mesma contém sua ação antioxidantes.
  • Favorece o emagrecimento: apesar de ser uma fonte considerável de carboidratos, o inhame é rico em fibras. As fibras por sua vez promovem uma maior sensação de saciedade, além de melhorar o efeito que o inhame terá nos níveis de glicemia do sangue.
  • Reduz a pressão arterial: dentre os minerais do inhame, o potássio é um dos mais expressivos. Ele ajuda a diminuir a pressão dos vasos sanguíneos, o que é benéfico para quem sofre de hipertensão.

Leia mais: Pode ou não congelar inhame? Qual a melhor maneira de conservar ele?

Quais os benefícios do inhame para o cabelo?

Agora que você conheceu algumas das propriedades do inhame para a saúde, podemos passar para os benefícios do inhame para o cabelo. Conforme fora dito, ele é fonte de vitamina A e C, e de minerais como o potássio. Contudo, o vegetal também contém ferro e vitamina B6, que por sua vez são dois nutrientes importantes para a manutenção da saúde e beleza dos fios do nosso cabelo.

No caso, a junção desses nutrientes melhora a circulação de sangue do couro cabeludo, e a produção de melanina, responsável pela pigmentação dos fios. Com isso, benefícios do inhame para o cabelo envolvem a redução e combate da queda de cabelo, e a prevenção do branqueamento dos fios de cabelo.

Como fazer para aproveitar os benefícios do inhame para o cabelo?

Obviamente que a principal forma de obter os nutrientes e benefícios do inhame para o cabelo é incluindo ele nas refeições. Mas por incrível que pareça, o inhame também pode ser aplicado diretamente no cabelo. Para isso, basta utilizar uma mistura caseira. Confira a seguir o passo a passo para fazê-la:

  1. Primeiramente, coloque um pouco de água em uma panela sob o fogo e espere ela ferver.
  2. Enquanto isso, remova a casca de um inhame médio e corte ele em pedaços médios.
  3. Quando a água estiver fervendo, acrescente o inhame e espere os pedaços amolecerem.
  4. Passado o tempo necessário, amasse os pedaços junto ao caldo formado, e passe tudo por uma peneira.
  5. Coloque essa massa em um recipiente de sua preferência, e misture com duas colheres de sopa de óleo de coco, e duas colheres de sopa de máscara de hidratação.
  6. Por fim, depois de misturar bem, basta aplicar no cabelo por até meia hora, após lavá-los com shampoo.

Leia mais: Diabético pode comer inhame? Entenda os seus efeitos na glicemia

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915